quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Newton Lima defende consolidação do Plano Nacional de Leitura

29 Set 2011 - 17h22

A Frente Parlamentar Mista do Livro e Leitura foi relançada na última quarta-feira (28/9), na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, em Brasília. O ato contou com a presença maciça dos integrantes do colegiado, da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e do presidente da Fundação da Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, entre outros convidados.

"O lançamento da Frente foi um êxito total. Ela renasce no Congresso, mas não vai ficar aqui, vai para os estados e municípios e cumpre um papel importante junto aos ministérios da Educação e Cultura e da sociedade civil, de redemocratizar o acesso ao livro, formar novos leitores, valorizar a leitura e fomentar a economia do livro no Brasil". A declaração é da deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN), que preside a Comissão de Educação e uma das articuladoras para o relançamento da Frente.

O deputado federal Newton Lima (PT-SP) destacou que o "papel da Frente é trabalhar para consolidar o Plano Nacional de Leitura lançado no início do mês pela presidenta Dilma, não só nas grandes capitais, mas em todo o país".

O deputado Artur Bruno (PT-CE) será o vice-presidente da Frente Parlamentar. Ele defendeu a transformação do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), regulamentado pelo Decreto 7599/11, no início do mês, pela presidenta Dilma e elogiou à iniciativa do governo federal pelo Programa do Livro Popular, que deve ser lançado em outubro.

Durante o encontro, a ministra da Cultura relatou os projetos de incentivos do governo para o setor, como: o Plano Nacional de Leitura; o programa Livro Popular, que deve ser lançado em outubro pela presidenta Dilma Rousseff e pediu apoio para o vale-cultura, que aguarda votação na Câmara

Leia Também

Últimas Notícias