quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Newton Lima debate Educação em Jaú

25 Out 2011 - 16h20
0 - 0 -

O deputado federal Newton Lima (PT-SP) esteve em Jaú na noite de ontem (24), para ministrar a palestra "Educação Técnica e Superior: avanços e perspectivas". O evento ocorreu na Fundação Educacional Dr. Raul Bauab e reuniu professores, estudantes universitários e autoridades, entre elas o prefeito Osvaldo Franceschi Jr., o secretário de Educação Orivaldo Candarolla e o presidente da Fundação Raul Bauab Filho.

O parlamentar abriu a palestra dizendo que os principais desafios da Educação no País são o financiamento adequado do ensino e a valorização dos profissionais que atuam na área, ambos previstos no Plano Nacional de Educação (PNE). Composto por 20 metas que deverão ser implementadas obrigatoriamente até 2020, o PNE é analisado por uma Comissão Especial da Câmara dos Deputados integrada por Newton Lima. "Tenho dito que duas das 20 metas propostas pelo governo formam a espinha dorsal do PNE: a meta 17, que discorre sobre a valorização dos professores, e a meta 20, que é o coroamento das outras 19 e fala sobre os investimentos do Brasil em Educação", relatou o deputado.

Sobre a meta 17, o PNE determina a aproximação do salário dos professores com profissionais de outras áreas que tenham o mesmo nível de formação. Em emenda proposta ao projeto, Newton Lima propõe a equiparação dos rendimentos. "Com isso tenho certeza que daremos um grande salto qualitativo na valorização dos educadores", complementou.

O parlamentar também defendeu durante a palestra um aumento do investimento do País em Educação, chegando a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020. "Quando o presidente Lula assumiu a presidência em 2003 esse valor correspondia a 3,5% do PIB. Hoje investimos 5% e o PNE estipula 7%. Mas muitos setores acreditam que 10% seja o valor ideal para viabilizar todas as mudanças propostas pelo PNE. Dessa forma, o Brasil terá condições de chegar ao posto de 5ª potência mundial", concluiu o deputado.

Além do PNE, Newton Lima debateu o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) e o Projeto de Lei da Responsabilidade Educacional. Após a palestra o debate foi aberto para a plateia, que levantou dúvidas sobre os temas abordados.

Leia Também

Últimas Notícias