quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Newton Lima avalia pesquisa CNI-IBOPE e avanços do Governo Dilma

03 Jul 2012 - 16h30

    Após ler a pesquisa IBOPE/CNI divulgada na última sexta-feira (29/6), o deputado federal Newton Lima (PT-SP) analisou neste início de semana, no plenário da Câmara dos Deputados, os avanços do Governo Federal para o fortalecimento da indústria nacional. O parlamentar comentou a adoção de medidas econômicas que incentivaram a manutenção do alto índice de aprovação de Dilma Rousseff: o material apontou que 77% dos brasileiros aprovam a maneira de governar da presidenta e 72% confiam na sua gestão.

      Em seu discurso, o deputado paulista citou o combate aos juros, câmbios e tributos; o Plano Brasil Maior 2, que cria 19 comitês de competitividade e desonera 16 setores da indústria nacional; o PAC Equipamentos (Programa de Compras Governamentais); e o investimento de R$ 1,5 trilhão para infraestrutura, que será destinado para a construção de portos, aeroportos, ferrovias , petroquímicas e ao PAC Urbano até 2015

     “A presidenta Dilma Rousseff não só vem ganhando o apoio popular, mas tem dado substância a este Brasil que se desenvolve com sustentabilidade e inclusão social. As áreas mais bem avaliadas pela população são o combate à pobreza, a preservação do meio ambiente e o combate ao desemprego”, pontuou o deputado.

     Na área de educação e inovação tecnológica, o parlamentar mostrou a importância da criação do Reuni, do Prouni, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Programa Ciência Sem Fronteira e da criação de Institutos Federais, além da aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) e da vinculação de 50% dos royalties do petróleo do pré-sal e do pós-sal para educação, ciência, tecnologia e inovação. Esta vinculação está em discussão na Casa, e é vista como medida fundamental para fazer com que o Brasil venha ser a 5º potencial mundial.

     “As áreas de educação, ciência e tecnologia são políticas estruturantes para que o Brasil possa, ao lado dessa gama de medidas conjunturais, responder definitivamente à competitividade da nossa indústria e ao crescimento que todos nós queremos”, afirmou Newton Lima, que também é presidente da Comissão de Educação e Cultura e da Frente Parlamentar em Defesa da Industria Nacional.


      GREVE DOS PROFESSORES

     A respeito da greve dos docentes nas universidades federais do País, Newton Lima disse ansiar pelo fim do movimento. “Queremos, agora, que se ultimem as medidas e negociações entre o Governo Federal e o comando de greve das universidades para que, com o apoio dos reitores, possamos o mais rapidamente possível resolver a paralisação nas universidades federais e nos institutos, com o reajuste salarial da categoria dos servidores dessas universidades e com um plano de carreira docente que valorize a titulação e premie todos aqueles professores que estão especialmente em dedicação exclusiva no trabalho de pesquisa e desenvolvimento do conhecimento”, finalizou o parlamentar.

Leia Também

Últimas Notícias