sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Nebulização de combate a dengue acontece na Vila Monteiro

25 Jul 2014 - 21h02
0 - 0 -

Dando seqüência ao plano de ação no combate do mosquito Aedes-Aegypti, transmissor do vírus da dengue, a Vigilância Epidemiológica (Vigep), por meio dos agentes de combate de vetores, está executando o serviço de nebulização casa - a - casa na Vila Monteiro, próximo à escola Estadual Arlindo Bittencourt e da Igreja São José. O procedimento é realizado em locais que apresentaram casos positivos da doença.

São Carlos contabiliza 343 casos positivos de dengue, sendo 241 autóctones, ou seja, adquiridos na cidade e 102 importados. De acordo com uma análise da Vigep, o número de notificações diminuiu consideravelmente com a chegada do inverno, mesmo assim, os cuidados com a dengue devem continuar.

O sucesso da campanha também depende da sensibilização e colaboração de toda a população. É importante que os moradores continuem atentos a eliminação dos possíveis criadouros do mosquito dentro das casas e colaborem com o trabalho dos agentes.

“Durante a nebulização, estamos pedindo que os moradores abram as portas e janelas para a penetração do inseticida e que permaneçam nas calçadas com crianças e animais por um período de 15 minutos”, disse a chefe da Vigilância Epidemiológica, Márcia Valério Pallone.

Outro alerta é com a atenção aos sintomas da dengue. A pessoa que sentir febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no copo e manchas vermelhas no corpo, deve buscar rapidamente atendimento nas unidades de saúde, onde também será realizado o preenchimento da ficha de investigação, para dar continuidade no trabalho de nebulização nos locais onde os casos positivos da dengue  são identificados.

 

CUIDADOS DIÁRIOS E ORIENTAÇÕES CONTRA A DENGUE

- Limpar o quintal removendo materiais que acumulam água

- Limpar as calhas do telhado

- Lavar diariamente vasilhas dos animais de estimação

- Remover a água dos pratos das plantas

- Remover ou colocar os pneus em locais cobertos

- Tratar a água das piscinas

- Permitir a entrada dos agentes de Controle de Vetores nas residências quando há necessidade de bloqueio.

- Procurar assistência médica quando surgirem os primeiros sintomas, que são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no copo e manchas vermelhas no corpo.

Leia Também

Últimas Notícias