Empenhada no combate do mosquito Aedes-Aegypti, principal transmissor do vírus da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Vigilância Epidemiológica (Vigep), realiza até sexta-feira (13), o serviço de nebulização e vistoria casa à casa, na Vila Jacobucci. O procedimento feito pelos agentes de endemias nas casas e ruas que apresentaram casos positivos da doença, faz parte de ação de uma grande campanha iniciada em novembro do ano passado com o título: “Unidos Contra a Dengue”.
Neste ano a cidade de São Carlos registrou 251 casos positivos da doença, sendo 170 autóctones e 81 importados, a tendência agora, é a redução de casos com a chegada do inverno. Apesar dos números já apresentarem uma queda, a Vigep mantém as equipes em estado de alerta, empenhadas no combate do mosquito transmissor da dengue, com atividades de prevenção e orientações.
Para melhor sucesso da campanha, é importante que as pessoas continuem atentas na eliminação dos possíveis criadouros do mosquito da dengue dentro das casas, autorizando a entrada dos agentes de endemias nas residências. Outro alerta é que a população fique atenta aos sintomas da doença e ao preenchimento correto da ficha de investigação dos casos suspeitos, disponíveis nas unidades de saúde e hospitais.
De acordo com a Chefe de Divisão da Vigep, Márcia Valério Pallone, além dos cuidados diários dentro das casas, durante a nebulização os moradores devem seguir as orientações passadas pelos agentes. “Para a nebulização, estamos pedindo que os moradores abram as portas e janelas para a penetração do inseticida, e que permaneçam nas calçadas com crianças e animais de pequeno porte por um período de 15 minutos”.
As pessoas que estão colaborando com a nebulização destacaram a importância da prevenção realizada pela prefeitura. “Ações desta natureza são importantes para a proteção de todo o bairro. Meus vizinhos estão colaborando e eu também estou fazendo minha parte contra a dengue”, disse o morador da Vila Jacobucci, Renato Fernandes Barros.
CUIDADOS COM A DENGUE
- Limpar o quintal removendo materiais que acumulam água
- Limpar as calhas do telhado
- Lavar diariamente vasilhas dos animais de estimação
- Remover a água dos pratos das plantas
- Remover colocar os pneus em locais cobertos
- Tratar a água das piscinas
- Permitir a entrada dos agentes de Controle de Vetores nas residências quando há necessidade de bloqueio.
- Procurar assistência médica quando surgirem os primeiros sintomas, que são febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no copo e manchas vermelhas no corpo.