quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Natação Interativo/APANASC/ Prefeitura formando campeões dentro e fora d'água

12 Nov 2012 - 15h44
0 - 0 -

A Associação de Pais e Amigos da Natação de São Carlos (APANASC) é exatamente isso: uma associação formada por pais de nadadores e pessoas interessadas na natação são-carlense. 

Fundada em 2001, a APANASC firmou o seu primeiro convênio com a Prefeitura de São Carlos no ano de 2004, mas foi em 2008, com a mudança de diretoria, que a APANASC finalmente encontrou o seu caminho. Presidente da associação de 2008 a 2010, Gil Vicente de Toledo Gonçalves lançou as bases para a transformação da APANASC ao dar uma ênfase muito maior ao Projeto Social, mantido em parceria com a Prefeitura de São Carlos. Nesse ano, o Projeto Social da APANASC atendeu mais de 200 crianças que aprenderam a nadar gratuitamente, quase 10 vezes o número atendido no ano anterior. Iniciava-se ali um trabalho que apenas 4 anos depois renderia à APANASC os seus primeiros Campeões Brasileiro e Paulistas formados em sua piscina desde a base. Carol Tavares, Campeã Brasileira e Paulista, e Leo Rossi Luiz, Campeão Paulista, são frutos desse trabalho sério, que começa lá na escolinha do Projeto Social. 

Em 2011, Gil deu lugar a Viviane Simolini, atual presidente da associação, que continuou o seu grande trabalho e agora tenta levar a APANASC a um patamar ainda mais elevado. Hoje são mais de 300 famílias diretamente envolvidas com a associação e uma fila de espera que cresce a cada dia para as novas turmas que se iniciam em fevereiro. Desde 2008, mais de 1.100 crianças aprenderam a nadar gratuitamente no Projeto Social da APANASC em parceria com a prefeitura.

A Equipe de Competição
Fazer parte da Equipe de Natação Interativo/APANASC/Prefeitura é o grande objetivo daquelas crianças que ao aprender a nadar, acabam tomando gosto pela natação. E dividir a piscina com campeões ajuda a mostrar que tornar-se também um campeão é um sonho possível.

Somente nos últimos dois anos, a Equipe de Natação Interativo/APANASC/Prefeitura conquistou mais de 800 medalhas em torneios regionais, foi duas vezes Vice-Campeã dos Jogos Regionais, trouxe 18 medalhas de Jogos Abertos para São Carlos, conquistou 15 medalhas em Campeonatos Paulistas e 11 em Brasileiros. 

E é nos Campeonatos Paulistas e Brasileiros de categoria que a equipe mostra a sua força. Das 26 medalhas, 17 foram conquistadas por nadadores formados pela APANASC desde a base, com destaque para Carol Tavares, com 4 títulos brasileiros e Leo Rossi Luiz, com um título paulista e integrante da Seleção Paulista que disputou o Troféu Chico Piscina este ano, além das irmãs Rafaela e Mariana Pereira, medalhistas em campeonatos brasileiros e paulistas, e Vitória Brigida, medalhista de paulista . As outras 9 medalhas foram conquistadas por Renata Martins, atleta com experiência internacional, que integra a Equipe Interativo/APANASC/Prefeitura desde 2010 e é um espelho para a garotada.


"Mais do que atletas, queremos formar pessoas"
A frase, dita pela presidente da APANASC, Viviane Simolini, resume a filosofia por trás da associação. Os gastos para se manter uma equipe nesse nível, que participa de campeonatos brasileiros pelo país afora, são enormes. Somente em 2012, são 4 campeonatos brasileiros em 4 estados diferentes: Sergipe, Pernambuco, Goiás e Paraná. Mas o que poderia ser apenas uma grande dificuldade, acaba se transformando numa oportunidade de aprendizado para os atletas. E o exemplo parte dos próprios pais, diretores ou não, que com o seu trabalho voluntário mostram a seus filhos que é preciso batalhar para conseguir o que se quer. Pais e filhos vendem pizzas, organizam festivais de natação, correm atrás de patrocínios e doações, participam da feira da barganha. Isso acaba criando um ciclo virtuoso, onde pais e filhos se unem em torno de uma causa, fortalecendo os laços familiares e de amizade, e na outra ponta aumenta nos atletas a vontade de vencer, pois sabem bem o quanto eles mesmos tiveram que batalhar dentro e fora d'água para estarem ali, naquele campeonato. 

Nessa linha, o patrocínio do Colégio Interativo é peça-chave no processo de educação pretendido pela APANASC. Totalmente baseado em cessão de bolsas de estudos (nenhum centavo é colocado diretamente no caixa da associação), o patrocínio do Colégio Interativo é um prêmio aos atletas que mais se destacam. É a chance de estudar num dos melhores colégios de São Carlos e que também é um dos poucos que realmente apoiam o esporte, pois vida de atleta de ponta tem calendário cheio e por vezes o atleta precisa de flexibilidade no calendário de provas, apenas para citar um exemplo. Desses atletas bolsistas exige-se que além de continuarem dedicados aos treinamentos, sejam dedicados também aos estudos, provando aos que vêm subindo que é sim possível ser fera nos estudos e ainda nadar em altíssimo nível.

Em 2012, alguns ex-nadadores da Equipe de Natação Interativo/APANASC/Prefeitura iniciaram a sua vida universitária, o que encheu de orgulho os membros da associação. Wagner Sumi começou o curso de engenharia na USP de São Carlos, Maria Luísa Gonçalves o de Educação Física na UFSCar, Maiara Oliveira e Mateus Franchin o de Agronomia na Universidade Federal de Lavras. Todos grandes nadadores formados na APANASC que também mostraram ser feras nos estudos. "Esse é o prêmio maior daquele trabalho iniciado em 2008", conclui Viviane Simolini.

Leia Também

Últimas Notícias