quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Mutirão realizado em Santa Eudóxia vai permitir atendimento especializado a crianças com riscos no desenvolvimento

02 Dez 2017 - 07h53Por Redação
Foto: Marilia Corbini - HU/UFSCar - Foto: Marilia Corbini - HU/UFSCar -

Em reunião realizada no dia 29 de novembro, entre a equipe do Hospital Universitário Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar) e as equipes de Regulação e Gestão das Unidades de Saúde da Família (USFs) da Prefeitura Municipal de São Carlos, ficaram alinhados os encaminhamentos para atendimento a 19 crianças, entre 0 e 3 anos, residentes em Santa Eudóxia. Os casos foram levantados durante o Mutirão Ebserh Solidária, promovido pelo HU, entre os dias 8 e 10 de novembro. O Mutirão teve como objetivo principal avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças nessa faixa etária matriculadas na creche do distrito e indicadas pela USF local.

No total, o Mutirão atendeu 98 crianças. Após o levantamento e relatório de cada atendimento, a equipe do HU apontou a necessidade de acompanhamento especializado para 19 crianças, cerca de 20% do total avaliado. De acordo com Mariana Ortelani Toledo, terapeuta ocupacional do HU e coordenadora do Mutirão, nove crianças apresentaram risco no aspecto da comunicação e da linguagem, e serão encaminhadas para atendimento no ambulatório de Fonoaudiologia do HU, que está iniciando suas atividades. Outras cinco crianças foram diagnosticadas com risco no aspecto motor global e serão atendidas na Unidade Saúde-Escola (USE) da UFSCar. A USE também receberá outras quatro crianças que apresentaram comprometimento socioemocional e oferecerá atendimento no serviço de Saúde Mental Infanto-juvenil. E por fim, um bebê de três meses será reavaliado por um pediatra, na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila São José, para nova verificação do desenvolvimento e possível encaminhamento, se necessário.

Todas as famílias das 98 crianças atendidas no Mutirão receberão um relatório completo da avaliação realizada pela equipe do HU. "No caso das 19 crianças que vão precisar de acompanhamento, enviaremos às famílias também o encaminhamento definido, com data, horário e local do primeiro atendimento", explica Toledo, acrescentando que o transporte das crianças para São Carlos já está garantido a partir de parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com a USF de Santa Eudóxia.

A consulta do bebê na UBS em São Carlos acontecerá no próximo dia 4 de dezembro. As demais crianças serão atendidas no HU e na USE nos dias 6 e 13 de dezembro. "Cada unidade fará uma nova avaliação das crianças e definirá o tratamento necessário", explica Toledo.

"Por meio do Mutirão, conseguimos garantir a essas 19 crianças uma intervenção no momento ideal, nessa faixa etária entre 0 e 3 anos de idade. Quanto mais precoce a intervenção, menores são as dependências que elas terão no futuro e maiores são as chances de autonomia em atividades diárias", garante a terapeuta ocupacional. Além disso, ela reforça a importância das ações já iniciadas no Mutirão, voltadas aos pais e profissionais de Saúde e de Educação, que instruíram sobre as melhores formas de estimular o desenvolvimento da criança em casa e também na escola.

De acordo com Mariana Toledo, a ideia é promover outros Mutirões da Saúde em São Carlos e região.

Leia Também

Últimas Notícias