quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Mutirão Cidade Limpa já vistoriou mais de 7 mil imóveis contra dengue

02 Jan 2012 - 16h48
0 - 0 -

Lançada pelo prefeito Oswaldo Barba e o ministro da Saúde Alexandre Padilha no último dia 10 de dezembro, no bairro Santa Felícia, a 10ª edição do Mutirão Cidade Limpa, ação preventiva da Prefeitura para combater a dengue, já visitou 7.763 imóveis da cidade. Destes foram trabalhados efetivamente 6.447 e outros 1.316 que estavam fechados receberão nova visita dos agentes de combate a endemias.

Além de promover a limpeza de objetos e utensílios que possam servir de criadouros do mosquito da dengue, os agentes de combate a endemias desenvolvem ações de conscientização com distribuição de folheto educativo contendo informações sobre como combater e evitar a formação de novos criadouros do mosquito da dengue.

Até o momento, a estimativa do material retirado das casas é de aproximadamente 41 mil quilos (cerca de 40 caminhões), lembrando que não são retirados apenas os objetos e utensílios que servem como criadouros para o mosquito da dengue, mas também outros materiais como sofás, guarda-roupas, madeiras, entre outros itens.

Em São Carlos, as ações de combate à dengue são realizadas durante todo o ano na rotina e intensificadas no período mais crítico entre dezembro e maio.

Até o dia 9 de janeiro, o Mutirão Cidade Limpa percorrerá os bairros Jardim Centenário, Santa Marta, Jardim Acapulco, Cidade Jardim, Jardim Paulistano, Santa Paula, Parque Delta, Vila Celina, Jardim Hikare, entre outros.

Histórico - Na 9ª edição do Mutirão Cidade Limpa realizada entre 20 de novembro de 2010 e 28 de abril de 2011 os agentes de combate a endemias vistoriaram mais de 63 mil imóveis e encontraram outros 13 fechados ou sem a presença do proprietário. Foram retirados dos terrenos e imóveis vistoriados mais de 511 mil quilos de material (245 caminhões), que poderiam se transformar em criadouros do mosquito da dengue. Para completar a vistoria dos imóveis fechados, ou fazer nova inspeção os agentes vistoriaram 13.201 imóveis entre abril e maio deste ano e retiraram 80 mil quilos (46) caminhões de material.

Dados - São Carlos registrou, em 2011, 126 casos de dengue, 67 autóctones e 59 importados. A Secretaria Municipal de Saúde reforça o apelo para que a população ajude a Prefeitura na luta contra a dengue, mantendo hábitos diários de prevenção e eliminação de criadouros do mosquito como recolher o lixo, manter garrafas vazias viradas para baixo, eliminar pneus, limpar calhas, caixas d'água, trocar a água das plantas aquáticas regularmente, entre outras ações capazes de reduzir os criadouros e alerta que no surgimento de sinais e sintomas da dengue (febre abrupta, dor no corpo e vermelhidão na pele) a população deve procurar uma unidade de saúde imediatamente.

Leia Também

Últimas Notícias