quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Mutirão Cidade Limpa esteve na região da Vila Monteiro

27 Fev 2012 - 20h04

A Prefeitura de São Carlos, com coordenação da Secretaria de Saúde, realizou no sábado (25) no período da manhã mais uma ação educativa da 10ª edição do Mutirão Cidade Limpa, ação preventiva de combate à dengue que vai visitar todos os bairros da cidade até maio deste ano.

Com a presença do prefeito Oswaldo Barba, do vice-prefeito Emerson Leal, do vereador Equimarcílias Freire, dos secretários e servidores municipais convocados pelo prefeito, o Mutirão percorreu a partir da rua Sorbone, em frente ao Fórum Cível, as ruas dos bairros Vila Monteiro e Jardim São Paulo na faixa entre a avenida Comendador Alfredo Maffei (Parque da Chaminé) e avenida Getúlio Vargas, distribuindo folhetos educativos sobre a doença e explicando as formas de prevenção nas residências e pontos comerciais.

Juntamente com os servidores, os agentes de combate a endemias (que fazem o trabalho do Mutirão diariamente) 30 efetivos e outros 24 contratados temporariamente, com o apoio de 4 caminhões da Prefeitura  recolheram entulhos, materiais, objetos ou utensílios que poderiam servir de criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Para o prefeito Oswaldo Barba, o baixo número de casos de dengue apresentados até o momento no município é fruto do esforço concentrado do trabalho preventivo feito pela Prefeitura através do Mutirão, do trabalho diário dos agentes de combate a endemias. "E, sobretudo, pela colaboração da população que já entendeu a importância de se evitar água limpa e parada e eliminar criadouros na sua casa e região", frisou.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica Edél Zóia lembra que é exatamente no mês de março o maior período com possibilidade de surgir novos criadouros do mosquito Aedes aegypit.

"Por ser um período onde há a reunião de calor e sol intenso com pancadas de chuva, as ações do mutirão visam exatamente intensificar o controle dos criadouros e a orientação à população para que nos ajude a combater a dengue no período de maior incidência da doença", orienta Edel.

Dados - Até o momento São Carlos registrou 8 casos confirmados de dengue sendo 3 autóctones (Santa Felícia, Jardim Zavaglia e Nova Estância) e 5 importados. Ainda de acordo com a Vigilância Epidemiológica, foram identificados 80 casos suspeitos, dos quais 55 foram confirmados como negativos e 17 estão aguardando resultado. As ações de bloqueio com controle de criadouros e busca ativa de casos novos, segundo a Vigep, foram desenvolvidas desde o início da suspeita, complementados com a nebulização.

Balanço - No período entre 12 de dezembro do ano passado e 10 de fevereiro deste ano, a 10ª edição do Mutirão Cidade Limpa visitou 28.842 imóveis. Destes foram vistoriados efetivamente 23.901 imóveis já que 4.941 estavam fechados e vão receber nova visita dos agentes de combate a endemias. Durante a visita aos imóveis foram retirados mais de 111 mil quilos (150 caminhões) de objetos ou utensílios que poderiam ser de criadouros do mosquito da dengue.

Leia Também

Últimas Notícias