quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Mutirão Cidade Limpa estará no Parque Chaminé neste sábado

23 Fev 2012 - 21h10
0 - 0 -

A Prefeitura de São Carlos, com coordenação da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (25) a partir das 8 horas, com concentração e saída ao lado do Parque da Chaminé, na avenida Comendador Alfredo Maffei na região da Vila Monteiro e Jardim São Paulo, mais uma ação educativa da 10ª edição do Mutirão Cidade Limpa de combate à dengue.

O Mutirão foi lançado pelo prefeito Oswaldo Barba em 10 de dezembro do ano passado, no canteiro de obras da UPA do Santa Felícia, durante a visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a São Carlos.

Com a presença do prefeito Oswaldo Barba, do vice-prefeito Emerson Leal, dos secretários e servidores municipais a proposta da primeira ação educativa do Mutirão em 2012 é a de que os servidores convocados pelo prefeito percorram as ruas na faixa entre a avenida Comendador Alfredo Maffei e avenida Getúlio Vargas, distribuindo folhetos educativos sobre a doença e explicando as formas de prevenção nas residências e pontos comerciais desta região da cidade.

Juntamente com os servidores, os agentes de combate a endemias (que fazem o trabalho do Mutirão diariamente)  30 efetivos e outros 24 contratados temporariamente, com o apoio de 4 caminhões da Prefeitura vão recolher entulhos, materiais, objetos ou utensílios que possam servir de criadouros do mosquito transmissor da dengue. "Contamos ainda com a ajuda da população para somar esforços no desenvolvimento das ações preventivas da Prefeitura na luta contra a dengue", diz o prefeito Barba.

Dados - Até o momento São Carlos registrou 8 casos confirmados de dengue sendo 3 autóctones (Santa Felícia, Jardim Zavaglia e Nova Estância) e 5 importados. Ainda de acordo com a Vigilância Epidemiológica, foram identificados 80 casos suspeitos, dos quais 55 foram confirmados como negativos e 17 estão aguardando resultado. As ações de bloqueio com controle de criadouros e busca ativa de casos novos, segundo a Vigep, foram desenvolvidas desde o início da suspeita, complementados com a nebulização.

Balanço
- No período entre 12 de dezembro do ano passado e 10 de fevereiro deste ano, a 10ª edição do Mutirão Cidade Limpa visitou 28.842 imóveis. Destes foram vistoriados efetivamente 23.901 imóveis já que 4.941 estavam fechados e vão receber nova visita dos agentes de combate a endemias. Durante a visita aos imóveis foram retirados mais de 111 mil quilos (150 caminhões) de objetos ou utensílios que poderiam ser de criadouros do mosquito da dengue.

Leia Também

Últimas Notícias