quinta, 28 de março de 2024
Uma opção diferente

Música, alimentos e produtos artesanais compõem 1ª Feira Vegana

Evento acontece domingo na plataforma do Museu São Carlos e produtos comercializados não são de origem animal

14 Mar 2018 - 08h13Por Marcos Escrivani
Música, alimentos e produtos artesanais compõem 1ª Feira Vegana - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O domingo, 18, reserva um evento bem diferente. A plataforma do Museu São Carlos (na Praça Antonio Prado) recebe a 1ª Sancaveg – Feira Vegana, cujos alimentos a serem comercializados não são de origem animal. Na verdade, vegetarianos.

Das 10h às 19h o dia será dedicado a muita música, praça de alimentação e produtos artesanais. A entrada é gratuita.

O anúncio foi feito por Tamara Ferreira Ribeiro, 26 anos, que atua no departamento pessoal de um escritório de contabilidade de São Carlos. “A ideia inicial era realizar em 2017, porém por falta de tempo e de apoio, não foi possível”, disse, salientando que conta com o auxílio de vários colaboradores.

Quem comparecer para prestigiar a Feira Vegana poderá adquirir alimentos (doces, salgados e congelados), hambúrgueres (mas sem carne animal), artigos e chopp artesanal, além de poder desfrutar de muita música ao vivo.

Segundo Tamara haverá ainda bate-papo com nutricionistas vegetarianos, oficinas que ensinarão a produzir patês e leite vegetais, palestra sobre ética animal, oficina sobre ginecologia natural, entre outros assuntos.

O evento contará com 30 expositores, que levarão desde produtos de higiene, artesanato, doces, cerveja artesanal, feijoada, coxinha de jaca e tofu. “Tudo 100% vegano e livre de crueldade. Teremos também várias atividades ocorrendo, tais como: bate-papo com nutricionista, oficina de leite e patê vegetal, bate-papo sobre ginecologia natural, bandas e muito mais”.

FEIRA SOLIDÁRIA

A feira foi criada com o intuito de divulgar o veganismo, mas também auxiliar ONGs que cuidam de animais excluídos pela sociedade. “Haverá barracas do Amar é o Bicho, Cachorro Ajuda, Associação Proteja e Grupo Pró Animal”, disse Tamara. “Eles irão vender seus produtos e haverá ainda uma feira de doação de animais”, afirmou. “Estaremos ainda recebendo doação de ração para essas ONGs”, afirmou.

PRIMEIRA DE MUITAS

A ideia de Tamara é que todos os anos São Carlos sedie a Feira Vegana e com isso poder dar mais visibilidade para as pessoas que se simpatizam com este tipo de alimento para as mulheres poderem mostrar seus trabalhos artesanais.

COMO TUDO COMEÇOU

A ideia inicial do evento começou com Tamara, logo depois de assistir ao filme “Okja” da Netflix. De maneira resumida, retrata os horrores por trás da indústria da carne no mundo e a saga de uma jovem para tentar salvar sua amiga porca das atrocidades. Tamara ficou sensibilizada e percebeu que para mudar a realidade dos animais da sociedade seria necessário ser mais ativa. Percebeu então, que São Carlos não tem nenhum evento nesse sentido há muitos anos e que essa era a oportunidade para fazer a população refletir sobre os direitos dos animais.

Tamara começou a idealização do projeto SancaVeg em junho de 2017 e contou com o apoio de algumas ativistas da região, que já promovem feiras veganas. Depois foram se somando ao projeto pessoas veganas que tinham os mesmos interesses de sensibilização da população. Desta forma o projeto cresceu e virou a 1ª Feira Vegana.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

10h – ABERTURA

10h30 - bate-papo com a nutricionista Natali Morais Magalhães

12h - Oficina de leite e patês vegetais com Anderson Petroni

13h - Palestra: "como defender animais não humanos" com a ativista, antiespecista e voluntária do Ética Animal Brasil, Leide Fuzeto Gameiro

14h - Roda de conversa: "Autocuidado e Ginecologia Natural" com Tatiana Rodarte do Vulvalivre

15h - Começam as apresentações musicais com:

- Encantare

- Neném Ferreira

- Cauê Felici

O QUE É VEGANO?

O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade. Dos veganos junk food aos veganos crudívoros – e todos mais entre eles – há uma versão do veganismo para todos os gostos. No entanto, uma coisa que todos têm em comum é uma dieta baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como: carne, laticínios, ovos e mel, bem como produtos como o couro e qualquer produto testado em animais. (Definição criada pela The Vegan Society, da Inglaterra, mais antiga entidade vegana do mundo).

Vegano – ou vegana –, portanto, é a pessoa que pratica o veganismo, não contribuindo para o sofrimento dos animais.

O QUE COMER?

Pessoas que adotam o veganismo em suas vidas, ao contrário do que muitos pensam, comem muito bem e de forma variada. Existem centenas de alimentos naturalmente veganos como arroz, feijão, legumes, hortaliças, castanhas, frutas e muitos outros. Há também pratos tradicionais que não têm nada de origem animal em suas receitas originais. É o caso de muitas receitas árabes, brasileiras, italianas, mediterrâneas e orientais. (Fonte: www.sejavegano.com.br)

Leia Também

Últimas Notícias