Menu
quarta, 03 de março de 2021
Cidade

Museu da Ciência Mário Tolentino recebe exposição “Mais um Corre”

24 Mai 2016 - 18h49
0 - 0 -

O Museu da Ciência de São Carlos "Professor Mário Tolentino", localizado na Praça Coronel Salles, tem novidades na programação. Durante as próximas semanas, os visitantes poderão conferir a exposição "Mais um Corre", exposição itinerante em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) e com curadoria doDepartamento da Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A exposição consiste na produção, no aprimoramento e divulgação de obras artísticas feitas por pessoas em situação de rua em São Carlos.

As criações são provenientes de oficinas, atividades e dinâmicas realizadas com frequentadores de serviços sócio-assistenciais, com o objetivo de apresentar a complexidade do viver nas ruas por meio de diferentes linguagens artísticas. São instalações com materiais diversos (madeira, gesso, fios, metal, tecido e papel), esculturas, vídeo e áudio instalação, acervo fotográfico e interação com público, divididos em cinco temas: Histórias de Vida, as Identidades, as Trajetórias, as Memórias e as Redes. A Exposição ficará no Museu da Ciência até o próximo dia 30 de junho.

Já a Exposição "Luz ao Alcance das Mãos", uma parceria com o Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos/USP e USP-SC SPIE Student Chapter, a exposição conta com 27 painéis educativos tácteis visuais que ensinam conceitos de Física em torno da luz por meio da experimentação manual de forma acessível a pessoas com deficiência visual. A intenção desta iniciativa é proporcionar o ensino de conceitos da Física a diversos públicos, quebrar possíveis barreiras no processo de aprendizagem e inovar na prática educativa, buscando democratizar o acesso ao conhecimento. A Exposição ficará no Museu por tempo indeterminado.

O público ainda poderá ver a "Exposição Paleontologia", uma parceria com o Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva/UFSCar e Secretaria Municipal de Educação, esta exposição passou a ser de longa duração no Museu da Ciência após várias itinerâncias em diversos eventos e locais em São Carlos e na região. Esta etapa consiste na reestruturação física da exposição, com o aumento do espaço, criação de setores, delimitação física por meio de divisórias, nova iluminação em lâmpadas led, contenção de águas pluviais por meio de calhas e instalação de piso tátil, bem como a colocação de novos objetos, como umPampatherium (tatu gigante de 2 metros de comprimento que pesava cerca de 220 quilos com aproximadamente 12.000 anos) que será exposto no novo setor de Megafauna, uma tíbia de um dinossauro saurópode (herbívoro) com 1,20 metros e diversas outras novidades.

Acessibilidade - Em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, todo o Museu da Ciência será acessível. O local já possui acessibilidade para cadeirantes, com acesso a rampas, banheiro adaptado e disposição dos experimentos e objetos da exposição para fácil acesso. Agora, todo o Museu contará com piso tátil para deficientes visuais em suas principais rotas. Além disso, objetos táteis estarão disponíveis em todas as exposições. Também está em fase de elaboração o projeto de áudio-guia das exposições do Museu. Totens interativos serão disponibilizados para os visitantes.

 

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias