sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Museu da Ciência inicia criação de réplicas de fósseis

28 Out 2014 - 19h58
0 - 0 -

Fósseis são restos ou vestígios de organismos encontrados em rochas mais antigas que dez mil anos. Eles são importantes para a compreensão da evolução dos seres vivos. Sendo assim, a Oficina de Réplicas do Instituto de Geociências da USP de São Paulo, em parceria com o Museu da Ciência de São Carlos “Professor Mário Tolentino”, iniciou nesta semana o processo de criação de réplicas de fósseis, visando expandir a divulgação desses materiais.

As réplicas de fósseis são como cópias xerocadas de livros. Elas são capazes de transmitir o mesmo conteúdo incluído em um fóssil original, estando revestidas da mesma importância e fascinação.

O professor responsável pela Oficina de Réplicas, Luiz Eduardo Anelli, conta que o objetivo do projeto intitulado “Pegadas no Aquífero Guarani – Caminhando na Pré-História do Brasil”, é confeccionar réplicas de fósseis em resina e gesso para divulgação da Paleontologia junto às instituições, universidades, faculdades, escolas públicas e particulares, colecionadores e amadores. “A ideia de criar réplicas surgiu devido a grande carência de fósseis existentes no Brasil”, afirmou o professor.

Segundo o coordenador do Museu da Ciência, Paulo Roberto Milanez, os fósseis são materiais pouco divulgados e as pessoas acabam não tendo oportunidade de conhecê-los. “Replicar esses fósseis é muito importante para que a divulgação seja ampliada e mais pessoas tenham acesso a eles. O Museu da Ciência é pioneiro em ceder algumas peças para serem usadas como moldes para futuras réplicas”, disse ele.

De acordo com Anelli, o Brasil não tem uma história geológica muito favorável à diversidade biológica, pois esse território já foi área polar, depois um grande deserto e hoje é um país tropical, onde muitas rochas de antigamente se desfizeram, devido à umidade, virando solo. “Através das exposições conseguimos chamar a atenção das pessoas para um assunto pouco conhecido que é a Pré-História do Brasil, ou seja, os dinossauros que passaram por aqui e toda nossa trajetória geológica, algo de extrema importância para a compreensão e estudo da história da terra”, disse.

Leia Também

Últimas Notícias