quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Museu da Ciência conta com novas exposições

31 Mai 2016 - 18h46
0 - 0 -

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a USP e a UFSCar, deu início nesta terça-feira (31), no Museu da Ciência "Professor Mário Tolentino", as exposições "Paleontologia Paleomundo; Luz ao Alcance das Mãos" e "Mais um Corre". O evento contou com participação do Secretário Municipal de Educação, Douglas Marangoni, do Diretor do Instituto de Física da USP/SC, Tito José Bonagamba, do Professor do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da UFSCar, Marcelo Adorna Fernandes da Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Tamy Aline Sato e do Coordenador do Museu, Paulo Milanez.

A Exposição Paleomundo, parceria com o Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva/UFSCar, passou a ser de longa duração no Museu da Ciência após apresentação em diversos eventos e locais em São Carlos e na região. Esta etapa consiste na reestruturação física da exposição, com o aumento do espaço, criação de setores, delimitação física por meio de divisórias, nova iluminação em lâmpadas led, contenção de águas pluviais por meio de calhas e instalação de piso tátil, bem como a colocação de novos objetos, como um Pampatherium (tatu gigante de 2 metros de comprimento que pesava cerca de 220 quilos com aproximadamente 12.000 anos) que será exposto no novo setor de Megafauna, uma tíbia de um dinossauro saurópode (herbívoro) com 1,20 metros e diversas outras novidades.

Já a Exposição "Luz ao Alcance das Mãos", uma parceria com o Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos/USP e USP-SC SPIE Student Chapter, conta com 27 painéis educativos tácteis visuais que ensinam conceitos de Física em torno da luz por meio da experimentação manual de forma acessível a pessoas com deficiência visual. A intenção desta iniciativa é proporcionar o ensino de conceitos da Física a diversos públicos, quebrar possíveis barreiras no processo de aprendizagem e inovar na prática educativa, buscando democratizar o acesso ao conhecimento.

Uma das novidades é a exposição "Mais um Corre", em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) e com curadoria do Departamento da Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A exposição consiste na produção, no aprimoramento e divulgação de obras artísticas feitas por pessoas em situação de rua em São Carlos. As criações são provenientes de oficinas, atividades e dinâmicas realizadas com frequentadores de serviços sócio-assistenciais, com o objetivo de apresentar a complexidade do viver nas ruas por meio de diferentes linguagens artísticas. São instalações com materiais diversos (madeira, gesso, fios, metal, tecido e papel), esculturas, vídeo e áudio instalação, acervo fotográfico e interação com público, divididos em cinco temas: Histórias de Vida, as Identidades, as Trajetórias, as Memórias e as Redes. A Exposição ficará no Museu da Ciência até o próximo dia 30 de junho.

Pensando na acessibilidade, uma parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, possibilitou que as exposições sejam visitadas por cadeirantes, com acesso a rampas e disposição dos experimentos e objetos da exposição para fácil acesso. O Museu conta com piso tátil para deficientes visuais em suas principais rotas. Além disso, objetos táteis estarão disponíveis em todas as exposições. Também está em fase de elaboração o projeto de áudio-guia das exposições do Museu. Totens interativos serão disponibilizados para os visitantes.

Durante abertura, o Secretário Municipal de Educação, Douglas Marangoni, salientou a importância das parceiras que resultou no sucesso do lançamento das três exposições. "Unir forças com a universidade estadual e a universidade federal é oportunidade de poucas cidades. Essa parceria com a USP e com a UFSCar irá aproximar ainda mais o doutores e o cientistas com nosso museu, levando esse conhecimento para nossas crianças, nossa comunidade e toda a população".

O Museu da Ciência Professor Mário Tolentino, fica localizado na Praça Coronel Salles, s/º. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda á sexta-feira, das 8hs às 17h30, e nas quartas-feiras, até as 20h30 horas. Também estava presente na abertura oficial das exposições, a professora Ivone Mascarenhas, demais secretários e servidores públicos municipais.

 

Leia Também

Últimas Notícias