quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Município comemora queda na evasão escolar

06 Jan 2011 - 17h59

São Carlos comemora a significativa queda de evasão escolar no ano letivo de 2010. Em 2009, o Ensino Fundamental Regular na rede municipal de ensino teve um índice total de evasão de 0,88 %; em 2010, o total foi de 0,07%.

“O índice de evasão caiu e a queda foi resultado de muito trabalho realizado pela Secretaria e todos os funcionários da rede”, afirmou Lourdes Moraes, secretária municipal de Educação.

Entre as escolas que tiveram o maior índice de queda na evasão está a EMEB Arthur Natalino Deriggi, que fica no Antenor Garcia que em 2009 teve 33 alunos evadidos, já em 2010 o índice caiu para zero. Outra escola que teve queda significativa de evasão foi a EMEB Dalila Galli (Jockey Club) que teve um índice de evasão de 17 alunos em 2009 e apenas 1 aluno em 2010.

O trabalho para que houvesse a queda da evasão foi através de ações e projetos desenvolvidos nas escolas para que os alunos tivessem assistência e reforço através de atividades durante o período de aulas e no contraturno. Os alunos que faltam também tem acompanhamento individual por parte da escola. Segundo Hilda Maria Monteiro, diretora do Departamento Pedagógico, essas ações, que deverão continuar em 2011, foram fundamentais para chegar a estes índices.

Projetos – Entre os projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação que colaboraram para que o índice de evasão caísse está o “Mais Educação” em que alunos freqüentam a escola no horário contrário às aulas para desenvolver atividades extracurriculares como música e atividades  esportivas. A verificação das ausências com o acompanhamento de um funcionário que visita a residência prestando assistência às famílias dos alunos através de orientações. A “Comunidade de Aprendizagem” que consiste em um projeto cultural e educativo que desenvolve atividades como Biblioteca Tutorada, com o atendimento no horário contrário às aulas para apoiar crianças, jovens e adultos em suas tarefas de casa, pesquisa e leitura; grupos interativos em que são compartilhadas experiências de aprendizagem, entre outras experiências.

Leia Também

Últimas Notícias