quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Mostra C&T: COMCITI faz balanço do mandato e anuncia as novidades do Museu Mário Tolentino

28 Out 2011 - 11h44
0 - 0 -

O Comciti (Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Carlos) fez a última reunião do segundo mandato, no início da noite de quinta-feira (27), no auditório do Pavilhão São Carlos Exposhow dentro da programação da 4ª Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas Municipais.

Durante a reunião os conselheiros fizeram uma reflexão sobre as demandas apresentadas nos encontros, que aconteceram de 2009 a 2011, e os resultados obtidos. "Temos a grata satisfação de divulgar que 70% das demandas apresentadas foram solucionadas ou estão bem encaminhadas", afirmou o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de São Carlos, Marcos Martinelli.

Segundo Martinelli, os 34 conselheiros, entre titulares e suplentes, da administração pública e da sociedade civil, apontaram as seguintes ações que deveriam ser planejadas e executadas pelo Poder Público. A primeira delas era a realização de um Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia, que culminou na realização da 4ª Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas.

A segunda versava sobre a divulgação de leis de incentivo à inovação. "Realizamos um trabalho junto ao Ciesp (Centro das Indústrias no Estado de São Paulo) para a divulgação de um conjunto de leis que estimulavam a produção por meio de incentivos fiscais", divulgou Martinelli.

Museu Mário Tolentino - Os conselheiros, segundo Martinelli, também questionavam sobre o andamento do Museu da Ciência e Tecnologia Mário Tolentino. As obras estruturais apresentaram atrasos e os problemas foram solucionados. Nessa etapa, o Museu, que fica no subsolo da Praça Coronel Salles, recebe os equipamentos, que estão na fase de montagem. "O prefeito Oswaldo Barba determinou celeridade nas obras para que os estudantes das redes pública e privada possam ter as aulas de física, na prática, com o apoio do Museu Mário Tolentino ainda no primeiro semestre de 2012", afirmou Martinelli.

O Comciti foi um dos primeiros conselhos municipais implantados no Brasil com o objetivo de discutir ciência e tecnologia. Os novos conselheiros serão indicados por entidades a serem consultadas e a posse dos novos integrantes deve acontecer na primeira semana de dezembro.

Leia Também

Últimas Notícias