sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Morre o vereador Mazola

02 Set 2011 - 08h35
0 - 0 -

Morreu na noite desta quinta-feira (1) no Hospital da Unicamp, em Campinas, o vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Dorival Antonio Mazola Penteado (PSDB), que estava licenciado do cargo para tratamento de saúde. Mazola tinha 64 anos. O corpo foi trasladado para São Carlos e será sepultado às 17h no cemitério Nossa Senhora do Carmo após velório na Câmara Municipal, de onde sairá às 16h30.

Filho de João Francisco Penteado e de Luiza Maria Toniolo Penteado, Dorival Antonio Penteado, o Mazola, nasceu no dia 22 de outubro de 1946 em Ibaté. Foi casado com Soeli Aparecida Travaglini Penteado por 37 anos e pai de três filhas: Gerusa, Geovana e Gislaine.

Mudou-se para São Carlos em 1958 e ganhou o apelido inspirado no jogador da seleção, durante jogos de futebol na escola infantil Conego Manoel Tobias, na Vila Nery. Trabalhou como entregador de pães aos 11 anos, auxiliar de marcenaria aos 14 e manobrista, dos 19 aos 24. Nessa época, em 1965, foi convidado pelo amigo Zezinho De Meo para trabalhar no Hotel Ferraretto, depois Hotel Vila Rica (atual sede da Prefeitura).

Em 1975 exerceu atividades como instrutor na Auto Escola Mancuso, no ano seguinte comprou a Auto Escola Mimo em sociedade com Luiz Geraldo Nineli e em 1980 montou a Auto Escola Mazola, que hoje conta com 33 colaboradores. Também exerceu a função de servente escolar concursado, formou-se técnico em contabilidade e professor de Geografia, História, Estudos Sociais e Pedagogia. Lecionou Geografia na rede estadual de ensino e por 12 anos foi diretor das escolas estaduais Aracy Leite Pereira Lopes e Orlando Perez, onde se aposentou em 2000 por tempo de serviço.

Ingressou na política filiando-se ao PMDB, partido pelo qual se elegeu vereador em 1982, reelegendo-se em 1988 – como o mais votado – e em1992 e 1996. Foi presidente da Câmara Municipal no biênio 1993-1994 e durante os diversos mandatos ocupou cargos nas principais comissões técnicas do Legislativo. No ano 2000 concorreu a vice-prefeito e, em 2004, já no PSDB, voltou à vereança. Em 2006, recebeu 32 mil votos concorrendo a deputado estadual. Em 2008 foi eleito para cumprir o sexto mandato legislativo.

No ano de 2010 foi eleito pela Acisc e Sindicato do Comércio Varejista “Comerciante Homenageado do Ano”, recebendo a outorga em solenidade na Câmara.

Mazola vinha exercendo com muita dignidade e competência a função de agente político, estando em seu 6º mandato como vereador na Casa de Leis, engrandecendo a Câmara, onde ocupou vários cargos na Mesa Diretora e Comissões Permanentes, sempre procurando conciliar satisfatoriamente sua vida empresarial e política, voltadas para o bem-estar da população.

Em homenagem ao vereador Mazola, o presidente do Legislativo, Edson Fermiano (PR), por meio de Portaria, declarou luto oficial de três dias na Câmara Municipal de São Carlos. A portaria destaca os relevantes serviços prestados pelo ex-presidente ao Município, sendo exemplo de um líder político que ao longo da vida pública soube honrar e dignificar o exercício da representação popular.

Leia Também

Últimas Notícias