quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Moradores denunciam “bota fora de entulho” em terreno da Prefeitura no Jardim De Cresci

Lixos e entulhos vêm sendo descartados em terreno público, que virou criadouro de escorpiões.

06 Nov 2012 - 17h20
0 - 0 -

Moradores do Jardim De Cresci, reclamam de um terreno público localizado na Rua Natalia Pisanello Cassim, que está sendo usado para descarte de lixo e entulhos. Escorpiões já foram encontrados nas casas vizinhas e inclusive uma criança que foi picada por um escorpião.

"O Jardim De Cresci é um lugar bonito e bom para se morar, onde a natureza nos presenteia com uma maravilhosa vista de nossa cidade, além de toda a biodiversidade, mas na Rua Natalia Pisanello Cassim temos um lote grande, com uma  grande erosão, do qual fui informado pertencer a Prefeitura de nossa cidade. Neste terreno vem sendo depositado toda a espécie de lixo e entulho", reclama o morador Leonardo, que preferiu que seu sobrenome não fosse divulgado.

Segundo o morador durante o mês de setembro ele percebeu que caminhões estavam despejando entulhos no terreno. Achando que seria caso de polícia, ele entrou em contato com a Polícia Ambiental, mas foi orientado pelo soldado que existe um procedimento onde a Prefeitura deve fazer uma prévia fiscalização no local, antes de tomar alguma providência.

http://media.saocarlosagora.com.br/uploads/entulhosdescarte3.jpg"Dias depois e um monte de entulho a mais, entrei em contato com a prefeitura e fui muito bem atendido por uma atendente da Secretaria do Meio Ambiente, que deu andamento em todo o processo, que não sei se poderá resolver ou não", relatou ele.

No dia seguinte, o morador conta que passou pelo local e se deparou com um caminhão despejando entulho. Quando questionou o motorista do caminhão (de uma empresa particular), o mesmo informou que tinha autorização da prefeitura. Ele ligou na empresa par confirmar e foi informado novamente que a empresa tinha autorização da prefeitura para descartar entulhos no local.

No dia 4 de outubro Leonardo iniciou uma longa conversa (por email) com o Paulo Mancini, da Coordenadoria de Meio Ambiente e este ficou espantado da empresa ter afirmado que tinha autorização da Prefeitura para realizar o descarte.

"Li sua mensagem sobre o 'bota-fora de entulho' no Jardim De Cresci, e fiquei estupefato com o fato de a empresa ter alegado que teria 'autorização' da Prefeitura Municipal de São Carlos. Nestes casos deve ser solicitada a apresentação de documento oficial. Vou verificar se nossa fiscalização já tomou providências e, se já tomou, quais foram. Sua denuncia vai servir de base para uma notificação à empresa citada, cabendo as penalidades cabíveis na Lei 13867/06 - que dispões sobre a gestão sustentável dos resíduos de construção civil em São Carlos. Desculpe-nos se ainda não conseguimos coibir esta ação irregular, mas vou solicitar uma atenção especial à área aos nossos dois fiscais da Coordenadoria", relatou Mancini em uma das conversas com Leonardo.

http://media.saocarlosagora.com.br/uploads/entulhosdescarte.jpgO morador conta que mesmo após as várias reclamações e denúncias, o descarte de lixo ainda ocorre no local.  Além do lixo, recentemente o local apresentou outro problema. O bairro está infestado de escorpiões e nesta semana uma criança de dois anos foi picada por um escorpião e foi internada na UTI.

Os moradores afirmam que a infestação de escorpiões é recente, de duas ou três semanas e que os mesmos estão vindo do terreno da prefeitura, onde estão sendo feitos descartes de entulhos.

A moradora que teve a filha picada contou em entrevista a emissora de TV local que todas as noites realiza uma "varredura" pela casa, balança cortinas, lençóis, coloca panos em baixo das portas e tampa os ralos da casa, para minimizar as chances de encontrar novamente um escorpião dentro de casa.

Prefeitura

Nossa redação entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura e fomos informados que o local já foi limpo recentemente, mas que a população ainda continua fazendo descartes irregulares de lixo no local. Fomos informados ainda que possivelmente hoje uma equipe da prefeitura irá no local fazer uma nova limpeza.

A prefeitura afirmou que irá fiscalizar e multar as pessoas que fizerem descarte de lixo no local, inclusive empresas particulares, como denunciado pelos moradores.

A cidade conta com seis EcoPontos para descarte de entulhos.

Boca no Trombone / Você no SCA

Esta matéria foi realizada após denuncia atravéz do Boca no Trombone, um espaço aberto para os leitores do SCA mandarem suas denuncias/reclamações. Você pode mandar também um email com fotos para: bocatrombonesca@gmail.com ou faleconosco@saocarlosagora.com.br.

 

Leia Também

Últimas Notícias