quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Mobilidade Urbana e Uso do Espaço Público serão temas de debates em São Carlos

12 Set 2012 - 17h00

Depois de aderir ao pacto pela redução de acidentes (em maio de 2011), "Década de Ação para a Segurança de Trânsito", proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), São Carlos sob coordenação da Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Associação São-carlense de Ciclismo (ASC) debate de 18 a 25 de setembro, dentro da Semana Nacional de Trânsito, o tema "A rua é para todos?", a Lei de Mobilidade Urbana e o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, o uso da bicicleta como transporte, o aluguel de bicicleta e o uso do espaço público.

O evento, aberto a todos os interessados, terá palestras, mesa-redonda, pedalada, oficina de condução segura e mecânica básica de bicicleta. A iniciativa também tem apoio do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Polícia Militar Rodoviária e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito com palestrantes da Polícia Militar e Rodoviária, Corpo de Bombeiros e SAMU acontece no dia 18 de setembro, às 19h, no Paço Municipal, localizado na rua Episcopal, 1.575, no Centro. A programação completa da série de debates em São Carlos pode ser acessada no link ruaparatodos. blogspot.com.br. Não é necessário realizar inscrição para participação.

Debate Nacional - No âmbito nacional neste ano o tema de debates sugerido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), é "Década mundial e ações para a segurança do trânsito 2011/2020: não exceda a velocidade, preserve a vida".  O tema foi proposto levando em conta que dois dos principais fatores que influenciam no crescimento da taxa de mortalidade no trânsito são a relação "comportamento e segurança dos usuários", o excesso de velocidade e os relatórios internacionais sobre acidentes de trânsito. A velocidade é tema inédito na semana nacional, e o principal foco é a conscientização de jovens entre 18 e 25 anos, considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito.

Leia Também

Últimas Notícias