quinta, 28 de março de 2024
Cidades Inteligentes

Mobilidade urbana de carga é tema de seminário no dia 19 de março

Evento reúne especialistas do Brasil e do exterior no Campus Sorocaba da UFSCar

13 Mar 2018 - 08h05Por Redação
Seminário debate mobilidade urbana de carga em grandes centros - Crédito: PixabaySeminário debate mobilidade urbana de carga em grandes centros - Crédito: Pixabay

Estão abertas as inscrições para o II Seminário Internacional de Mobilidade Urbana e de Carga, que acontece no Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no dia 19 de março. O tema deste ano é "Gestão da logística urbana às redes logísticas em cidades inteligentes: desafios e tendências futuras".

Durante o Seminário, os palestrantes irão apresentar um panorama da logística urbana e apontar tendências e soluções para a área de mobilidade urbana de carga, assim como desafios a serem superados, tendo em vista o cenário de crescimento das cidades e o surgimento de novas tecnologias para controle e gerenciamento urbano de carga.

O evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP-So) do Campus Sorocaba, é direcionado a profissionais, pesquisadores, gestores públicos, professores e alunos de pós-graduação interessados na temática e no debate sobre mobilidade urbana de carga em grandes centros.

A programação inclui palestras com o professor de Operações Logísticas e Reitor para Pesquisa da Universidade Kuhne Logistics, na Alemanha, Jan C. Fransoo; com o professor de Operações e Logística e Diretor do Centro de Transportes e Logística do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, Christopher Mejía Argueta; e com Paulo Fernandes de Oliveira, professor de Operações e Logística, na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e consultor do Banco Mundial.

Entre os temas das palestras estão: "Urban retail logistics" (Logística de varejo urbano); "Incorporating compatibility and other factors in the urban freight operations" (Incorporando compatibilidade e outros fatores nas operações de transporte urbano); e "Last mile innovation in the cities: challenges and opportunities" (Inovação nas cidades: desafios e oportunidades).

Durante o evento será lançado o livro "Reaching 50 Million Nanostores: Retail Distribution in Emerging Megacities", que estará à venda no local. Os palestrantes e coautores do livro, Jan Fransoo e Christopher Argueta, estarão à disposição para apresentar a obra e conversar com o público.

O Seminário ocorre no Auditório do Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT), das 14 às 17 horas. As vagas são limitadas. Os interessados podem fazer inscrição até o dia 15 de março, pelo e-mail ppgeps@ufscar.br.

Mais informações estão disponíveis no site do PPGEP-So (http://bit.ly/2HOAdWA) e também podem ser obtidas com o professor José Geraldo Vidal Vieira, do Departamento de Engenharia de Produção (DEP-So), pelo e-mail jose-vidal@ufscar.br. O evento tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Leia Também

Últimas Notícias