quarta, 24 de abril de 2024
Homenagem

Missa em São Carlos celebra o Dia da Consciência Negra

19 Nov 2018 - 06h59Por Redação
Missa em São Carlos celebra o Dia da Consciência Negra -

Para marcar o Dia da Consciência Negra, será realizado pelo 10º ano consecutivo em São Carlos, uma missa a partir das 19h30, terça-feira, 20, na Igreja Santa Rita de Cássia, na rua Alberto Lanzoni, 474, no Jardim Santa Felícia. O pároco Aymoré Saturnino Rocha Júnior irá celebrar a missa

Segundo os organizadores, é um momento de reflexão, partilha e alegria onde será dada graças a Deus pelas conquistas da Comunidade Negra e solicitar força de seu Espírito para que continuem lutando contra toda forma de preconceito e opressão.

CONSCIÊNCIA NEGRA

O Dia da Consciência Negra é comemorado em todo território nacional, no dia 20 de novembro. Esta data foi escolhida por ter sido o possível dia da morte de  "Zumbi", líder do Quilombo dos Palmares, símbolo da luta dos negros africanos contra a escravidão. Apesar de ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011; desde 2003, a Lei Federal nº 10.639, incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar, e tornou obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio, públicas e particulares. Contudo, o idealizador do Dia Nacional da Consciência Negra foi o poeta, professor e pesquisador gaúcho Oliveira Silveira (1941 – 2009), um dos fundadores do Grupo Palmares (1971), reunindo militantes e pesquisadores da cultura negra brasileira, em Porto Alegre. Em 1971 (mesmo ano de fundação do grupo), ele propôs uma data que incentivasse   a conscientização e reflexão da comunidade negra sobre seu valor e sua contribuição ao país, escolhendo o dia 20 de novembro do mesmo ano. Ainda hoje, a comunidade negra, em todo território nacional, luta não somente por seus direitos, mas para ter reconhecida sua contribuição na cultura e formação do povo brasileiro. Infelizmente ainda convivemos com notícias e situações de racismo e preconceito, onde se menosprezam a capacidade e o valor do ser humano pela cor de sua pele. Vivemos num país multirracial construído com o sangue e suor de vários povos (europeus, índios, africanos e asiáticos), ignorar esta origem é ignorar a própria existência.  

Leia Também

Últimas Notícias