quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Ministério da Educação divulgou o cronograma de inscrições do SiSU

23 Dez 2011 - 11h03

O Ministério da Educação divulgou o cronograma de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para os estudantes interessados em ingressar no Ensino Superior em uma instituição pública de ensino. A UFSCar participa do SiSU pelo segundo ano consecutivo e ofertará por meio desse sistema 2.553 vagas em 57 opções de cursos, distribuídas entre os campi São Carlos, Araras e Sorocaba.

De acordo com as informações divulgadas pelo MEC, as inscrições serão abertas à zero hora de 7 de janeiro de 2012 e se estenderão até a meia-noite do dia 12 do mesmo mês. O resultado da primeira chamada será divulgado em 15 de janeiro. Os candidatos selecionados terão os dias 19 e 20 para fazer a matrícula.

No SiSU o estudante deve fazer duas opções de curso. Durante o período de inscrições, ele poderá mudar essas opções, com base na nota de corte - divulgadas de madrugada, diariamente. Cada mudança que o candidato fizer invalidará a opção anterior.

Também foi divulgada a informação de que o sistema ficará aberto 24 horas ininterruptamente durante o período de inscrições, ao contrário do que ocorreu na edição do início do ano passado, quando o sistema ficava fechado da meia-noite às 6 da manhã.

O candidato aprovado na primeira opção de curso será automaticamente retirado do Sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perderá a vaga. O que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no Sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.

Os candidatos que não conseguirem vaga nas duas chamadas poderão ainda pedir inclusão, entre 26 de janeiro e 1º de fevereiro, na lista de espera, que será publicada em 4 de fevereiro. A UFSCar utilizará exclusivamente a Lista de Espera para realizar as demais chamadas, em datas que serão divulgadas no regulamento do processo seletivo, que será publicado oportunamente.

No Termo de Participação da UFSCar no SiSU, o candidato pode consultar todos os cursos, vagas e pesos atribuídos para cada uma das notas do Enem 2011, bem como outras informações importantes para essa etapa de inscrições. Além disso, a página do SiSU estará disponível a partir do dia 26/12 para que os candidatos consultem os cursos disponíveis nas instituições participantes.

Enem 2011
Já estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) os resultados do Enem 2011. O resultado individual pode ser conferido pelo candidato na página do Exame. É necessário informar CPF e senha. Também é possível consultar o resultado com a apresentação do número de inscrição e senha. Caso não se recorde da senha, o estudante pode recuperá-la no próprio Sistema, mediante informação de CPF.

Confira:
- Termo de Participação da UFSCar no SiSU
- Cronograma de inscrições para o SiSU

Leia Também

Últimas Notícias