sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Metalúrgicos da CUT entregam pauta de reivindicações dos trabalhadores

14 Out 2010 - 15h19

Depois das assembléias realizadas no último final de semana, em que os trabalhadores da Tecumseh, Electrolux e das Pequenas e Médias Empresas aprovaram a pauta de reivindicações da Campanha Salarial deste ano, os diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté (membros da chapa da CUT, que foi eleita no mês passado), realizaram nesta quarta e quinta-feira (14 e 15/10) a entrega da pauta às empresas.

Dentre as principais propostas defendidas pelos trabalhadores está a antecipação da Data Base para o mês de setembro; renovação das cláusulas sociais por mais 1 ano; reposição integral da inflação; aumento real nos salários; valorização nos pisos; jornada de 40 horas semanais, sem redução nos salários; licença maternidade de 180 dias.

De acordo com Erick Silva, presidente eleito do Sindicato e também diretor da Federação dos Metalúrgicos da CUT, a organização dos metalúrgicos é que definirá o resultado da campanha. “Durante todo o processo de negociação, nós do Sindicato construiremos juntamente com os trabalhadores os encaminhamentos necessários para garantirmos um resultado que contemple a categoria, mas isso só se conquista com muita organização e mobilização de todos”, explica ele.

Erick destaca ainda que a expectativa é positiva para o reajuste da Data Base. “O reaquecimento da economia brasileira deixou a crise no passado e o aumento salarial aos trabalhadores da Volkswagen de 9% (que corresponde a 4,29% de INPC, referente à data-base da categoria, 1º de setembro, e mais aumento real de 4,52%), corresponde a um cenário muito favorável aos trabalhadores nas negociações salariais deste ano”.

A agenda de negociação com as empresas ainda não foi definida, porém assim que as datas forem marcadas a diretoria do Sindicato informará os trabalhadores por meio de plenárias e assembléias.

Leia Também

Últimas Notícias