quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Mês de Abril 2016 foi o mais seco dos últimos 10 anos

10 Mai 2016 - 19h06
0 - 0 -

Um levantamento feito pela Defesa Civil de São Carlos apontou que neste ano o mês de abril foi o mais seco com relação às estatísticas do histórico dos últimos 10 anos. Eventos extremos de temperaturas ambientais altas e baixas, bem como falta de chuvas durante o todo mês com somente 14,9 milímetros de chuvas precipitadas, resultaram em um déficit (falta de chuva) de 89,29 mm.

Os extremos de temperaturas altas com médias de 30 graus celsius durante 25 dias (de dia 01 a 25 de abril) com temperaturas baixas até 8 graus expõem os seres vivos (humanos, animais e plantas) a testes de resistência e a problemas relacionados à saúde diversos como o vírus de gripe, por exemplo.

Segundo registros da Defesa Civil de São Carlos, o mês de maio, apesar das chuvas registradas nesta terça-feira (10), pode ser pior, pois será de 52,3 mm, que levará á extremos índices de umidade ambiente relativamente baixo para a saúde humana.

"Temos um levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que fala da vulnerabilidade das grandes cidades diante do aquecimento global, situação agravada por fenômenos naturais como o El Niño. Percebemos que com o crescimento das pequenas e grandes cidades, a vulnerabilidade das populações está aumentando, independentemente da riqueza delas, apesar de São Carlos estar mais tranquilo com relação a crise hídrica, São Paulo é um exemplo dessa situação", destacou o diretor da Defesa Civil, Pedro Caballero.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que os valores ideais de umidade relativa do ar encontram-se na faixa de 40% a 70%. A seguir temos algumas medidas a serem tomadas para minimizar a influência nociva em caso de baixa umidade:

 

Estado de Atenção - entre 20% e 30%

- Consumir muita água;

- Entre as 11h e 15h deve-se evitar exercícios físicos ao ar livre;

- Proteger-se do sol em locais sombreados e áreas com vegetação;

- Com o intuito de umidificar o ambiente, utilizar toalhas molhadas, recipientes com água (bacias, por exemplo), vaporizadores, regador de jardim.

 

Estado de Alerta - entre 12 e 20%

- Seguir as mesmas recomendações do estado de atenção;

- No período das 10h às 16h não fazer exercícios físicos ao ar livre;

- Umedecer os olhos com soro fisiológico.

 

Leia Também

Últimas Notícias