Menu
quarta, 22 de setembro de 2021
Cidade

Mês da Mulher começa com palestra e exposição

01 Mar 2011 - 16h04

Neste mês de março a programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher iniciará com duas atrações: uma palestra e uma exposição no Teatro Municipal "Dr. Alderico Vieira Perdigão" nesta quarta-feira (2).

A partir das 17h o público poderá conferir a palestra "Memória, Esquecimento e História: As Mulheres Artistas na I República Brasileira" que será ministrada por Ana Paula Cavalcanti Simioni do Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Na sequência, a partir das 18h30 será realizada a abertura da exposição da artista de Belas Artes do Começo do Século XX Adelaide Lopes Gonçalvez com curadoria de Izis Cavalcanti.

Organizado em parceria com a Coordenadoria de Artes e Cultura, esta exposição permanecerá no saguão do Teatro até o dia 3 de abril. As visitas poderão ser feitas de quarta-feira à domingo, no período das 16h00 às 20h00.  Para mais informações e agendamentos de visitas monitoradas os interessados devem telefonar para (16) 3373-2708 ou enviar um e-mail para: cultura@saocarlos.sp.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

Programação
Em parceria com várias secretarias municipais, conselhos municipais, associações, universidades e outras entidades, a Prefeitura de São Carlos organizou uma série de atividades para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Serão realizados debates, caminhadas, feira de artesanatos, roda de conversas, exposição de fotos e orientações sobre cuidados com a saúde em diferentes pontos da cidade.

10 anos da Casa Abrigo
Neste ano, a Prefeitura fará um evento especial que será o 3º Seminário Regional de Enfrentamento a Violência contra a Mulher que terá como tema: "10 anos da Casa Abrigo Gravelina Terezinha Lemes".

Este seminário acontece no dia 11, no auditório Bento Prado Junior do Paço Municipal às 15h00, e terá como palestrantes o deputado federal e professor Newton Lima Neto e a professora Lucia Cavalcanti de Albuquerque Williams. Durante o seminário será lançada a cartilha "10 Anos Garantindo os Direitos das Mulheres" que mostrará as experiências da Casa Abrigo que foi a primeira a ser implantada numa cidade do interior no Brasil.

Para garantir os direitos das mulheres em São Carlos, a Prefeitura inaugurou no dia 8 de março de 2001 a Casa Abrigo "Gravelina Terezinha Lemes". O objetivo deste acolhimento é oferecer condições e subsídios que contribuam para o rompimento do ciclo de violência em que a mulher se encontra. Trata-se de uma moradia segura, onde as mulheres e seus filhos e filhas com até dezoito anos podem residir temporariamente até que suas vidas se reorganizem.

Nesses 10 anos nosso município se tornou referência nacional na área, recebendo o Prêmio Pró-equidade de Gênero em 2010.

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias