quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Merendeiras da rede municipal participam de curso de capacitação

14 Jul 2014 - 21h03
0 - 0 -

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, ofereceu nesta segunda-feira (14), um curso de capacitação sobre manipulação de alimentos para as merendeiras que atuam nas escolas municipais. A capacitação realizada no auditório do Paço Municipal foi programada para acontecer antes do início das aulas, que será no dia 16 de julho. 

Durante o curso, que também será realizado nesta terça-feira (15) com a segunda turma de merendeiras da rede, foram discutidos temas como a importância da alimentação saudável, redução do teor de sódio e gordura nos alimentos, higienização, preparação, diminuição do desperdício e segurança alimentar.  

De acordo com a diretora de Abastecimento, Mara Cristina Setti Mendes, o objetivo do curso é melhorar a qualidade de vida das crianças das escolas municipais através de uma alimentação de qualidade. “Além das orientações necessárias quanto ao uso dos alimentos, nós também reforçamos como devem ser feitos os relatórios mensais de estoque com pedidos de reforço ou cancelamento de alimentos, para que possamos atender as unidades no prazo correto”, disse a diretora. 

Dietas especiais, controle da temperatura e do estoque, são tópicos importantes para a manutenção da qualidade da merenda servida em São Carlos que também foram abordados durante a capacitação.

A nutricionista do Município, Marinalda Napolitano Pinto, ressaltou que as orientações sobre como manipular os alimentos, visam a segurança alimentar. “Não basta apenas entregar o alimento nas escolas, temos que garantir que ele chegue com uma condição adequada para as crianças”, afirmou ela. 

Marinalda também contou que para introduzir uma alimentação mais saudável, por exemplo, primeiro é preciso educar os funcionários da escola. “Temos que educar as merendeiras, os professores e diretores para só depois conseguirmos atingir os alunos. O exemplo dos funcionários é fundamental nesse processo”, explicou a nutricionista..

Leia Também

Últimas Notícias