sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Médico chama atenção da detecção precoce do câncer de mama

17 Out 2017 - 19h52
Médico chama atenção da detecção precoce do câncer de mama -

A "Detecção precoce do câncer de mama" foi o tema da palestra ministrada pelo médico ginecologista e mastologista, Carlos Erbolato, nesta terça-feira (17), dentro da programação do Outubro Rosa, por meio do Programa Brasil Pensa, São Carlos Pensa.

A explanação chamou a atenção das mulheres para o diagnóstico precoce que significa diagnosticar a doença o mais cedo possível, aumentar as chances de cura e diminuir a agressividade do tratamento. "O câncer de mama é o segundo mais frequente e que mais provoca mortes no Brasil. O diagnóstico precoce é fundamental para o combate a doença. As mulheres precisam entender a gravidade da doença e estarem atentas a qualquer sinal ou sintomas. A mamografia tem um papel importantíssimo no diagnóstico precoce e por isso as mulheres devem realizar os exames a partir dos 40 anos", afirmou o médico Carlos Erbolato.

A palestra foi articulada por meio do Programa Brasil Pensa, São Carlos Pensa, que tem o objetivo trazer especialistas das mais diversas áreas para discutir e debater temas de interesse da sociedade. "A palestra do Dr. Erbolato esclareceu pontos importantes sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Esse é o papel do Programa, promover na cidade um fórum de discussão de alto nível", afirmou o professor José Galizia Tundisi, secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia. 

O Outubro Rosa é uma realização do Fundo Social de Solidariedade em parceria com as secretarias de Saúde, Cidadania e Assistência Social e Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia.  Várias atividades estão sendo realizadas nas unidades básicas de saúde (UBS's), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Shopping, Mercado Municipal e Kartódromo.

No dia 28 de outubro, às 8h30, acontece a Caminhada Outubro Rosa. Com concentração e saída em frente da Estação Ferroviária, a caminhada vai percorrer as ruas do centro até a Praça do Mercado Municipal, onde serão oferecidas várias atividades. Para ter direito a "Camiseta Rosa" é necessário trocar um produto de higiene pessoal ou fraldas (infantil ou geriátrica) por um ticket. A troca pode ser feita no Paço Municipal, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Unidades de Saúdes de Água Vermelha e Santa Eudóxia, Academia Motricidade, Ambulatório Oncológico. Vários motoclubes da cidade acompanharão a Caminhada Outubro Rosa.

 

Leia Também

Últimas Notícias