sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Maurício Ortega propõe criação do Prêmio Professor Dietrich Schiel

22 Jan 2013 - 10h18

O vereador Maurício Ortega (PSDB) apresentou na Câmara Municipal um projeto de lei que propõe a criação do "Prêmio Professor Dietrich Schiel" a ser concedido anualmente a professores de Ciências e alunos que se destacarem com o melhor trabalho apresentado na "Feira Regional de Ciências" que deverá ser realizada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Poderão concorrer ao prêmio os  professores e estudantes das escolas de ensino fundamental e médio, públicas e privadas de São Carlos e da região.

Conforme a proposta deverá ser constituída uma comissão, composta por cinco pessoas com vasto conhecimento científico, indicadas pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, sem qualquer remuneração, com a função de avaliar, selecionar, classificar e julgar os trabalhos apresentados, mediante pontuação ou notas, entre os quais serão escolhidos os três melhores trabalhos. O primeiro colocado receberá o Prêmio Professor Dietrich Schiel e os outros dois vencedores receberão menção honrosa.

O projeto prevê que o Executivo deverá indicar por decreto as secretarias encarregadas de celebrar convênio com empresas privadas, órgãos públicos ou pessoas físicas, visando à realização do concurso, sem custo para o erário público. A avaliação, pontuação, seleção e classificação dos trabalhos serão definidas pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, em conjunto com a comissão.

Segundo Ortega, o "Prêmio Professor Dietrich Schiel" representa um mecanismo de incentivo de desenvolvimento da ciência aos professores de ciências e seus alunos nas escolas de ensino fundamental e médio, públicas e privadas de São Carlos e da região, já que nossa cidade representa uma das mais importantes da região, considerada Capital da Tecnologia.

PATRONO - O professor Dietrich Schiel, falecido em outubro do ano passado aos 72 anos, foi o criador do Centro de Divulgação Cientifica e Cultural (CDCC) da Universidade de São Paulo (USP).  Doutor em física, ele foi o idealizador do Centro de Divulgação da Astronomia e ajudou na instalação dos museus da percepção e do Céu na Terra, desenvolvidos com recursos do CNPq e Viitae.

O professor Schiel criou, ainda, o programa Experimentoteca e o ABC na Educação Cientifica - Mão na Massa. O docente da USP coordenou também o Laboratório de Aplicação e Desenvolvimento do programa Tidia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), de ensino à distância.

Leia Também

Últimas Notícias