quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Marquinho participa de reinauguração do CEO e instalação do Programa Melhor em Casa

31 Mar 2014 - 11h00

O presidente da Câmara, vereador Marquinho Amaral (PSDB), participou na tarde de sexta-feira (28) das reinaugurações de espaços que melhorarão o atendimento de saúde na cidade. É o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Professor Vilberto Adolfo Catani e Programa Melhor em Casa, que acaba de receber um espaço físico, ambos localizados na Rua 9 de Julho. Os vereadores Lucão Fernandes, líder de governo na Câmara, Rodson Magno e Cidinha do Oncológico também participaram do evento.

Um espaço físico anexo ao CEO, onde foram instaladas as dependências do Programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde, foi reivindicação da vereadora Cidinha do Oncológico. Segundo ela, que discursou representando a Câmara, o espaço oferece melhor atendimento a pacientes acamados, que deixam de ocupar leitos na Santa Casa, podendo ser atendidos com menos riscos em casa do que se expostos em um hospital.

De acordo com a Portaria do Ministério da Saúde, o programa constitui uma nova modalidade de atenção à saúde, substitutiva ou complementar às já existentes, oferecida no domicílio e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada às Redes de Atenção à Saúde.

O programa é ainda atividade a ser realizada na atenção básica pelas equipes de atenção básica e pelos Serviços de Atenção Domiciliar (SAD) para atender pessoas incapacitadas ou com dificuldade de locomoção.

Participaram da solenidade, o prefeito Paulo Altomani, acompanhado da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Amai-Vos, Alice Altomani, o vice-prefeito e Secretário de Agricultura e Abastecimento Claudio Di Salvo, o Secretário Municipal de Saúde, Ricardo Innecco Castro, a supervisora do CEO, Eliana Carmona Paula Hegg, entre outros profissionais do centro e Programa Melhor em Casa, o presidente do Cepam, Lobbe Neto, além de secretários, funcionários da Prefeitura e a imprensa.

CEO - O Centro de Especialidades Odontológicas, denominado Prof. Vilberto Adolfo Cattani, recebeu tal nome por meio de um projeto de lei do vereador Edson Fermiano. Os filhos e parentes do professor Vilberto também participaram da inauguração e homenagem.

A ampliação do espaço visou também oferecer melhor acessibilidade, além da reforma e instalação de mais dois consultórios odontológicos, sala de atendimento médico e espaço de esterilização. O aumento para sete cadeiras odontológicas permitirão expandir em 75% os tratamentos odontológicos da rede.

O espaço recebeu bênção do padre Márcio Gaido, da Paróquia Santo Antonio e do pastor José Aparecido Romano (Pastor Zezinho), da Igreja Quadrangular.

Leia Também

Últimas Notícias