quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Marquinho apoia e São Carlos conquista serviço militar local

30 Out 2014 - 15h36
0 - 0 -

Uma reivindicação antiga da população de São Carlos que teve apoio do presidente da Câmara Municipal, vereador Marquinho Amaral (PSDB), acaba de ser conquistada. Segundo o Tenente João Gilberto Bernardi Soares, Chefe de Instrução do TG 02-035, a partir deste ano os jovens selecionados para ingresso na unidade farão o curso na cidade e não mais concorrerão para prestar o serviço militar inicial em Pirassununga.  

Anteriormente, pelo fato de o município de São Carlos ser tributário de Pirassununga para efeito de serviço militar inicial, era alvo de recrutamento de jovens são-carlenses na Academia da Força Aérea e na unidade do 13º. Regimento de Cavalaria Mecanizado sediado naquele município.

A seleção neste ano, realizada no período de 22 a 31 de outubro, já ocorre na sede do Tiro de Guerra, procedimento sob comando do Tenente José Costa Nascimento Correa e do 1º.Sargento Márcio Rogério Donega.

Segundo o Tenente Bernardi, a mudança é vantajosa para a sociedade de São Carlos, que terá uma seleção 100% para a cidade. “É uma tranquilidade para os jovens que fazem a seleção, assim como para seus familiares, saber que farão o Tiro de Guerra aqui”. Além da formação militar, o Tiro de Guerra também contribui para a formação moral e o caráter dos atiradores. Por meio de ações cívico-sociais, os atiradores integram-se à realidade do município e interagem com a comunidade.

A reivindicação vinha sendo feita pelo Tenente Bernardi há cerca de 2 anos e contou com o apoio decisivo da Câmara Municipal de São Carlos para se concretizar. “Graças ao esforço do presidente da Câmara, vereador Marquinho Amaral (PSDB), o nosso empenho virou realidade e hoje a cidade não é mais tributária de Pirassununga”, afirmou.

Anualmente participam da seleção para ingresso no Tiro de Guerra de São Carlos 800 jovens com 18 anos de idade. Após duas etapas seletivas, onde eles são submetidos a entrevistas e exames psicotécnicos e físicos, 100 jovens são selecionados.

O Tiro de Guerra de São Carlos foi criada em outubro de 1917 e está vinculado à 2ª Região Militar. Identificado como TG 02-035, sua sede fica localizada na rua Tiradentes, n° 592 no Jardim Macarengo.

Leia Também

Últimas Notícias