sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Marcha “Pela Vida das Mulheres de São Carlos” ocorre no centro de São Carlos

04 Mar 2016 - 11h23Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Movimentos sociais, grupos de mulheres trabalhadoras e coletivos feministas da cidade realizam neste sábado, 5, uma marcha, no centro da cidade, para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher. O ato, que está sendo construído por mais de 19 entidades, deve tomar as ruas para denunciar a precarização das políticas de atendimento das mulheres vítimas de violência em todo país e também na cidade. O tema deste ano é "Pela Vida das Mulheres de São Carlos" e na pauta constam ainda temas como a manutenção do tempo de permanência de crianças nas escolas, ampliação da rede de atendimento a vítimas de violência e o funcionamento efetivo do Conselho Municipal da Mulher.

"Nos últimos anos, a cidade de São Carlos vem vivendo um retrocesso nas políticas de atendimento à mulher. Problemas na rede de proteção, diminuição do horário das crianças nas escolas, fechamento da divisão de política das mulheres. A cada dia nos sentimos mais desprotegidas e esquecidas na cidade" afirma Raquel Auxiliadora, membro da comissão de coordenação do ato.

O movimento destaca ainda que o dia 8 de março é um dia de luta da mulheres e que os números da violência no país mostram que essa luta está longe de acabar. "A cada dia 13 mulheres morrem no país vítimas de violência doméstica e famíliar e, em São Carlos, a cada 8 horas é notificada uma nova agressão. Só em 2015, os casos de violência contra mulheres negras aumentou em 54% e a cada dois dias perdemos um mulher por causa de aborto inseguro no país. Enquanto esses casos existirem, enquanto esses números se acumularem nós marcharemos em defesa da vida das mulheres no país e de São Carlos", destacou Raquel.

A concentração da Marcha será às 9h na praça Santa Cruz. De lá as mulheres seguem em caminhada até a Praça do Mercado, onde haverá falas e relatos de casos de violência registrados na cidade. A marcha é uma construção dos seguintes movimentos e entidades: Assembleia Nacional dos Estudantes Livres (ANEL/São Carlos); Associação de Pós-Graduandos (APG UFSCar); CAASO; Centro Acadêmico da Psicologia da UFSCar; Coletivo de Promotoras Legais Populares de São Carlos (PLP); Coletivo de Teatro Poesia Parida; Coletivo Juntas!; Comissão de Direitos Humanos da OAB/São Carlos; Comissão da Verdade Negra/OAB São Carlos; DCE-Livre da UFSCar; Levante Popular da Juventude; Marcha Mundial das Mulheres; Movimento Mulheres em Luta (MML); Núcleo Multidisciplinar Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMI - Ecosol); PSOL São Carlos; PSTU São Carlos; PT; Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Região; Subsede da CUT.

SERVIÇO

Marcha das Mulheres 2016 - "É pela vida das mulheres de São Carlos"

Local: Praça Santa Cruz, Centro

Hora: 9h

Leia Também

Últimas Notícias