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segunda, 19 de abril de 2021
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Dez jovens da Fundação CASA de São Carlos estão na 2ª fase da OBMEP

13 Set 2018 - 13h06Por Jessica Carvalho R.
Dez jovens da Fundação CASA de São Carlos estão na 2ª fase da OBMEP - Crédito: Arquivo/SCA Crédito: Arquivo/SCA
Exatos 774 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em 98 centros da Fundação CASA no Estado de São Paulo passaram para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Em Araraquara, são 6 jovens participantes. Em São Carlos são 10.
 
A prova da segunda fase será aplicada a estudantes de todo o país neste sábado (15 de setembro), a partir das 14h30. Os adolescentes que ainda cumprem medida responderão ao teste dentro do próprio centro socioeducativo. Aqueles que eventualmente já foram desinternados poderão retornar ao CASA para fazer a prova.
 
Professores das escolas vinculadoras, que ministram aulas nos 98 centros socioeducativos, aplicarão a prova discursiva, composta de seis questões que valem até 20 pontos cada. A duração é de até três horas.
 
Os jovens participantes dividem-se em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade: “nível 1”, para aqueles que estão no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental; “nível 2”, para os que estudam o 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental; e “nível 3”, para quem está no Ensino Médio.
 
Em 2017, 733 adolescentes da Fundação CASA passaram para a segunda fase. No ano anterior, a Fundação CASA teve 14 adolescentes premiados com menção honrosa e um garoto conquistou uma medalha de bronze, feito até então inédito entre jovens privados de liberdade no Estado paulista.
 
A Olimpíada é promovida desde 2005, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e realizada com recursos dos ministérios da Educação (MEC) e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
 
Todos os adolescentes atendidos em centros socioeducativos de São Paulo têm acesso obrigatório à educação escolar, com aulas, conteúdo programático e calendário da rede pública estadual. É um trabalho realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e coordenado pela Gerência de Educação Escolar (GESC) da Fundação CASA.
 
 
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