sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Mais de 3 mil beneficiários do programa Bolsa Família ainda não realizaram a pesagem

04 Jun 2014 - 20h56
0 - 0 -

As pessoas assistidas pelo programa Bolsa Família devem se apressar para cumprir as ações de responsabilidades de acompanhamento de crescimento, nas Unidades Básicas de Saúde, procedimento mais conhecido como pesagem. Até agora, apenas 7% das 4.856 famílias cadastradas em São Carlos cumpriram a exigência e estão regulares. Sem a realização da pesagem, as famílias correm o risco de ter o benefício suspenso ou interrompido.

O prazo para realizar o procedimento terminou dia 30 de maio, mas devido à baixa adesão, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estendeu para o dia 10 de junho, tempo hábil para processar as informações e enviar os dados para o Ministério da Saúde. 

As mulheres com idade entre 14 e 45 anos e crianças menores de sete anos, assistidas pelo programa, tem por obrigação passar pela equipe de saúde a cada semestre, para realizar o monitoramento das ações e condicionalidades da saúde.

De acordo com a diretora do Departamento de Gestão e Cuidado Ambulatorial, Michelli Líbero, é importante que as famílias assistidas, procurem as unidades de saúde o mais rápido possivel para garantir o benefício e a saúde. “As Unidades de Saúde estão de portas abertas e os agentes empenhados para receber as famílias para atualização dos dados. Não queremos que ninguém perca o benefício ou tenha a saúde comprometida.”, finalizou ela.

O  Bolsa Família é um programa do Governo Federal, com transferência direta de renda às famílias em situação de pobreza, ou de extrema pobreza, com a finalidade de promover acesso aos direitos sociais básicos. O programa é executado por meio de auxílio financeiro vinculado ao cumprimento de compromissos não só na Saúde, mas também na Educação e Assistência Social.

Leia Também

Últimas Notícias