terça, 16 de abril de 2024
Cidade

Mais 200 pessoas serão operadas de catarata neste final de semana

14 Jun 2013 - 17h30
0 - 0 -

Acontece neste sábado e domingo, 15 e 16 de junho, mais uma etapa da campanha de cirurgias de catarata organizada pelo Ambulatório de Oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos. Nesses dois dias, a equipe médica altamente especializada nessa área vai realizar perto de 200 procedimentos cirúrgicos de pacientes de São Carlos e também da região.

O objetivo dessa campanha assim como ocorreu nas anteriores, é diminuir a fila de espera para este tipo de doença. Apenas entre casos de catarata, a cidade e região têm perto de 800 pacientes na fila de espera. Até agora em apenas 1 ano de atividades, o ambulatório já realizou duas mil cirurgias   

A equipe do ambulatório de Oftalmologia conta com cinco especialistas e tem como coordenadores os médicos Dr. Luis Otavio de Paiva Ribeiro Dias e Dr. Celso Davi Lopes. Está totalmente equipado para oferecer atendimento à população priorizando as pessoas mais carentes que podem ser atendidas pelo SUS. Além de cirurgias de catarata, são feitos exames e cirurgias de retina e glaucoma.

Um dos coordenadores do ambulatório Dr. Celso Davi Lopes garante que a continuidade desse processo beneficia  sobremaneira as pessoas que recuperam sua auto estima: " é uma grande oportunidade para pessoas com baixa visão há anos de recuperarem sua visão por completo, não só em São Carlos, mas outras cidades brasileiras estavam carentes dessa prática e agora com o apoio do poder público podemos trazer esse benefício à população e diminuindo a demanda também;" explicou o oftalmologista Celso Lopes.

O que é

Catarata é uma das principais causas de cegueira no Brasil. Para felicidade de todos, é uma doença curável através de cirurgia e colocação de lentes intra-oculares especiais.

Catarata é o processo de opacificação do cristalino, que prejudica a visão. A catarata pode acometer um ou os dois olhos. Trata-se de um processo comum em pessoas idosas.

Fatores de risco da catarata

O risco de catarata aumenta com a idade. Outros fatores de risco:

-Algumas doenças, como o diabetes.
- Fumar
- Ingestão de bebidas alcoólicas
- Exposição prolongada à luz solar

Sinais da catarata

Os sinais da catarata evoluem muito lentamente.

- Visão turva ou embaçado
- Um halo ao redor de focos de luz ou focos de luz muito brilhantes
- Visão noturna deficiente
- Visão duplicada
- Cores desbotadas 

Serviço

Ambulatório de Oftalmologia
Onde: Santa Casa de São Carlos
Horário: 7 às 18 horas
Data: 15 e 16 junho
Telefone para orientações gerais: (16) 3509-1194

Leia Também

Últimas Notícias