Menu
sábado, 24 de outubro de 2020
Cidade

Maior eclipse total da Lua do século 21 acontece nesta sexta-feira

27 Jul 2018 - 08h31Por Redação São Carlos Agora
Maior eclipse total da Lua do século 21 acontece nesta sexta-feira - Crédito: Marcello Casal jr/Agência Brasil/Agência Brasil Crédito: Marcello Casal jr/Agência Brasil/Agência Brasil
Nesta sexta-feira (27) acontecerá o maior eclipse lunar do século XXI e poderá ser visto no Brasil.
 
A Lua de Sangue, como também é conhecido o fenômeno, começa às 16h30 e o eclipse total vai durar cerca de uma hora e meia.
 
Esse é o último eclipse total da Lua que poderá ser visto no Brasil, neste ano. O próximo somente em janeiro de 2019.
 
No leste do país, onde ficam estados como Rio de Janeiro e Bahia, a Lua nascerá durante a fase total do eclipse. No oeste, entretanto, os brasileiros vão observar a Lua em sua fase parcial.
 
O Observatório Nacional recomenda que as pessoas busquem um local onde é possível ver o céu perto do horizonte a leste.
 
A partir das 18h13, a Lua sai da sombra mais escura – o movimento marca o início do eclipse parcial, que vai até as 19h19. Depois, começa a fase penumbral, quando a Lua entra em sua sombra mais clara.
 
Para a observação do eclipse, o Observatório Astronômico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promoverá evento das 16 horas às 20h30, que terá também palestra e exposição de meteoritos.
 
O Observatório Astronômico fica na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, com acesso pelo estacionamento do Departamento de Computação (DC). O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia e aberto a todas as pessoas interessadas. A organização não recomenda a participação de crianças menores de seis anos. A palestra tem público limitado à capacidade do local, que é de cerca de 40 pessoas. A observação poderá ser cancelada em caso de tempo nublado ou chuvoso.
 
Envie fotos para o SCA
 
Contribua como o portal. Envie fotos do eclipse para o whatsapp (16) 99633-6030 ou pelo Facebook.
comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias