Menu
sexta, 18 de setembro de 2020
Coleta seletiva

Livro aborda experiências da UFSCar na gestão de resíduos sólidos

Obra, lançada no mês de junho, está disponível para download gratuito

25 Jul 2018 - 06h54Por Redação
Livro aborda experiências da UFSCar na gestão de resíduos sólidos -

Experiências e desafios na gestão de resíduos sólidos em cidades de Cuba e do Brasil são assunto de livro lançado no último mês de junho, com a participação de pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A publicação, intitulada "Resíduos Sólidos Urbanos: aproximação ao tema em cidades de Cuba e Brasil", contou com a atuação dos departamentos de Gestão de Resíduos (DeGR) e de Apoio à Educação Ambiental (DeAEA) da Secretaria de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS) da UFSCar.

O livro está vinculado diretamente ao projeto de pós-doutorado da pesquisadora María Gloria Fabregat Rodríguez, docente da Universidad de La Habana (Cuba), junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O projeto foi desenvolvido nas cidades de Presidente Prudente e São Carlos, no Brasil, e em Cienfuegos, Cuba, com supervisão de Maria Zanin, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da UFSCar, e apoio do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/Capes).

Em formato de e-book, com coordenação de Rodríguez e organização de Zanin e dos pesquisadores da Unesp Antonio Cezar Leal e Leonice Seolin Dias, o livro possui um capítulo que relata as experiências em gestão de resíduos na UFSCar, englobando a prática pioneira da coleta seletiva de materiais recicláveis dos anos 1990 aos dias atuais, bem como a estrutura organizacional e funcional da gestão de resíduos químicos na Universidade.

Outros capítulos abordam as experiências do Fórum Comunitário de Resíduos Sólidos em São Carlos e, também, da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de São Carlos (Coopervida), que conta com o apoio do Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMI-EcoSol) da UFSCar. A Coopervida é a cooperativa responsável pela coleta seletiva de recicláveis no Campus São Carlos da Universidade.

Além disso, há mais cinco capítulos que tratam sobre estratégias na gestão de resíduos sólidos complementares nos dois países. O livro está disponível gratuitamente para download no site da Editora da Associação dos Amigos da Natureza da Alta Paulista (Anap), em https://bit.ly/2LKfDbu.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias