terça, 16 de abril de 2024
Cidade

Lineu votou contra o “Projeto da roupa branca só no trabalho”

22 Nov 2011 - 09h49

O vereador Lineu Navarro (PT) foi contra o Projeto de Lei que tratava da proibição do uso de todos os equipamentos individuais de proteção dos trabalhadores em saúde fora do ambiente de trabalho. Pela proposição, rejeitada por 5 a 4, todos os profissionais da área pública ou privada da saúde teriam que trocar todas as roupas usadas nos locais de trabalho quando saíssem para outros locais.

O vereador esclarece que na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não há normas reguladoras para esse assunto, pois não é consenso que as "roupas brancas" ajudem a aumentar os índices de contaminação hospitalar. Para os centros cirúrgicos, setores de isolamento e UTIs, a ANVISA já obriga o uso de roupas específicas, que não podem ser usadas em outros setores dos hospitais.

Lineu comentou do absurdo de todos os trabalhadores em saúde (médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos, dentistas e outros) serem multados pelos funcionários da Vigilância Sanitária caso estivessem vestindo estas roupas fora do local de trabalho. E isto valeria para o setor público e privado, o que implicaria na necessidade de vestiários em todas as unidades de saúde - UBS, UPAs, hospitais, clínicas.

"Os profissionais de saúde e especialistas da área deveriam ser ouvidos a respeito, pois sua aprovação afetaria diretamente as relações de trabalho e o funcionamento das unidades de saúde do município", afirmou o vereador.

Leia Também

Últimas Notícias