quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Lineu participa de debate em Encontro Estadual de Prefeitos e Vereadores Petistas

11 Dez 2012 - 16h50
0 - 0 -

O vereador Lineu Navarro (PT) participou no último dia 7, em Embu das Artes (SP), de uma mesa de debate durante o Encontro de Prefeitos, Vices e Vereadores eleitos para mandatos que começam no próximo mês de janeiro. O evento teve como objetivo central a troca de experiências e propostas de gestão, além de dar suporte às definições de metas e ações dos parlamentares.

Lineu participou da plenária sob o tema "O papel do vereador de situação e oposição", atividade conduzida pelo coordenador do GTE (Grupo de Trabalho Eleitoral), Antonio dos Santos. Também tomaram parte desse painel a vereadora Amélia Naomi, de São José dos Campos, e o vereador José Montoro Filho, o Montorinho, de Santo André.

Primeiro a fazer exposição do tema, o Lineu discorreu sobre suas experiências como vereador de oposição e de situação. Em seu primeiro mandato, de 1997 a 2000, o vereador fez parte da oposição na Câmara ao prefeito da época e, a partir de 2001,  exerceu mandatos dentro da base do governo municipal.

Falando para centenas de vereadores, Lineu discursou sobre as possibilidades e limitações do Poder Legislativo e do extremo poder exercido nas cidades pelo Executivo na formulação da política administrativa. Tratou de como elaborar as proposições próprias do vereador (projetos de lei, requerimentos, indicações, moções, resoluções), das comissões permanentes, de estudo ou de inquérito, das relações que devem ser estabelecidas com o partido, a imprensa, setores sociais, associações, conselhos municipais, do uso do plenário, das audiências públicas, das representações ao Ministério Público.Também relatou suas experiências como membro de Mesa Diretora da Câmara, particularmente do período em que foi presidente, nos anos de 2009 e 2010, citando os diversos instrumentos de participação, de democratização e de transparência que conseguiu implantar no Legislativo de nossa cidade.

"Em situação ou em oposição, o vereador tem que usar dos meios disponíveis para furar o bloqueio do Executivo, lutando para tornar realidade propostas que melhorem a qualidade de vida da população e conseguindo se afirmar em seu mandato perante a sociedade", disse Lineu.

Leia Também

Últimas Notícias