sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Lineu cria a “Medalha de Honra ao Mérito Militar Sãocarlense Tenente Assumpção

21 Dez 2011 - 14h10
0 - 0 -

Por indicação do vereador Lineu Navarro (PT) foi criado a "Medalha de Honra ao Mérito Militar Sãocarlense Tenente Assumpção". A medalha será concedida anualmente a duas pessoas, que pertençam à Guarda Municipal, Polícias Civis e Militares, Bombeiros, Polícia Rodoviária, Exército e outros Profissionais de Segurança Pública.

O objetivo da honraria é agraciar pessoas que tenham se destacado com ações meritórias de proteger a coletividade e que estimulem ou desenvolvam campanhas educativas que incentivem a população a reduzir os índices de violência em São Carlos.

"A escolha será por meio de uma comissão e a condecoração será realizada no mês de fevereiro de cada ano, devendo ser composta por medalha, boton, barreta e certificado", esclarece o vereador.

O Tenente Assumpção também foi homenageado com a denominação de seu nome na piscina do Campus I da Fundação Educacional São Carlos (FESC).

Lucas Sanches Assumpção - O Tenente Assumpção nasceu em São Carlos em 1987. Formou-se em Bacharel em Ciências Militares - Serviço de Intendência, em Resende-RJ (AMAN 2008), em 1º lugar geral, como o "Cadete Mais Distinto" de sua turma, possuindo anteriormente, o Brevê de Montanha.

Na ocasião de sua formatura, na presença das maiores autoridades civis e militares da nação, recebeu diretamente das mãos do Presidente da República em exercício, José de Alencar, a réplica da espada de Duque de Caxias. Em 2010, pós gradua-se em Direito Militar, credenciando-se em três línguas no Exército Brasileiro (inglês, francês e espanhol).

Quando jovem, disputava natação pelo São Carlos Club e pela Academia Aquário. Representando nossa cidade, ganhou várias medalhas e bateu recordes estaduais (FAP). No Exército era integrante das equipes de natação e de pólo aquático.

Profissionalmente, integrou o 17º Batalhão de Fronteira Antônio Maria Coelho e participou da XXIII Viagem de Instrução de Guardas-Marinha, da Marinha do Brasil (2009), onde representou o Exército Brasileiro em 23 nações amigas durante seis meses. Um de seus sonhos era trazer para São Carlos uma unidade militar de infantaria, mas infelizmente veio a falecer no dia 22 de dezembro de 2010, vítima de trágico acidente quando voltava para São Carlos para as festividades de final de ano.

Leia Também

Últimas Notícias