terça, 23 de abril de 2024
Cidade

Lei de Julio Cesar que estabelece exames de vista nas escolas é aprovada

20 Mai 2016 - 13h43Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A Câmara Municipal votou e aprovou nesta terça-feira, 17, o projeto de lei do vereador Julio Cesar (Democratas) que estabelece que as escolas do Município de São Carlos realizem exame de vista nos alunos, a partir da pré-escola. Depois de aprovado, o projeto agora segue para o Prefeito municipal.

O projeto de lei, denominado "Programa Enxergando o Futuro"  dispõe sobre a obrigatoriedade de avaliação oftalmológica (exame de vista) na Rede Municipal de Ensino, a partir da pré-escola.

Na argumentação, Julio Cesar diz que a deficiência visual interfere no processo de aprendizagem, no envolvimento psicossocial e atrapalha o desenvolvimento motor. Segundo números do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, estimam-se que 8 em cada 10 alunos em idade pré-escolar nunca fizeram exames de vista.

"Estimativas mostram que cerca de 30% das crianças apresentam alguma disfunção visual e, mais grave ainda, 80% dos casos de maus resultados escolares tem ligação com problemas de visão", finalizou Julio Cesar.

Leia Também

Últimas Notícias