terça, 23 de abril de 2024
Cidade

Lançamento de livro sobre a modernização da marinha brasileira no século XIX acontece em São Carlos

16 Ago 2010 - 14h39Por Redação São Carlos Agora

No dia 18 de agosto, acontece no prédio do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da UFSCar o lançamento do livro "A Marinha brasileira na era dos encouraçados, 1895-1910: Forças Armadas, tecnologia e política", escrito pelo professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade, João Roberto Martins Filho. O livro é publicado pela Editora da Fundação Getúlio Vargas e já está disponível.

O livro trata do processo que levou o Brasil a comprar, em 1906, os navais mais modernos do mundo, os encouraçados Minas Gerais e São Paulo. A partir das revoluções que movimentaram a indústria naval mundial até a primeira década do século XX, o autor analisa os diferentes projetos de modernização concebidos pela Marinha brasileira, iniciando a era mitológica dos encouraçados. "Poucos meses depois da chegada, os dois gigantescos navios foram palco da Revolta dos Marinheiros. Tanto a chegada dos navios como a revolta completam cem anos em 2010", salienta João Roberto.

Com base em pesquisas realizadas em arquivos e bibliotecas do Brasil e da Inglaterra, a obra analisa o debate naval brasileiro no final do século XIX no contexto das revoltas que dilaceraram a Armada nos primeiros anos da República, dos programas de modernização da Marinha no período 1904-1906, da relação dos grandes estaleiros estrangeiros com o Brasil e da própria revolta da Chibata, ocorrida em novembro de 1910. A obra já pode ser encontrada na página eletrônica da Editora da Fundação Getúlio Vargas, em www.editora.fgv.br.

O lançamento do livro acontece a partir das 17 horas na Unidade Especial de Informação e Memória, localizada no prédio do CECH, na área Sul do campus São Carlos.

Leia Também

Últimas Notícias