sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Laboratório de solos da Embrapa em São Carlos recebe certificado de excelência

07 Mar 2018 - 16h48Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos - SP) analisa, em média, 2 mil amostras de solo por ano, com resultados coerentes e confiáveis. O bom desempenho do Laboratório de Solos do centro de pesquisa é atestado pelo Instituto Agronômico (Campinas - SP), por meio do Ensaio de Proficiência, uma avaliação em função da exatidão, da precisão e da reprodutibilidade dos resultados analíticos.

A certificação de 2017 foi divulgada no final de fevereiro. Há mais de 10 anos, o laboratório da Embrapa Pecuária Sudeste recebe o conceito A em índice de excelência, ou seja, apresenta resultados de análises com mais de 90% de precisão.

Participaram do processo cerca de 135 instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior.

De acordo com Marcos Rogério de Sousa, responsável pelo laboratório de solos da Embrapa, a certificação é um indicador de controle de qualidade. Para o cliente, produtor rural ou pesquisador, serve como garantia de serviços confiáveis e precisos.

DIAGNÓSTICO DO SOLO

A análise do solo é um dos procedimentos mais utilizados na agricultura para avaliação de fertilidade. Os resultados indicam qual a necessidade de adubação e calagem. "Por meio da análise do solo, o produtor terá um diagnóstico do solo naquele momento. Assim, ele terá informações precisas para fazer a correção e manejos necessários e melhorar a produtividade da lavoura ou da pastagem", explica Sousa.

Outro benefício da avaliação é evitar desperdício de insumos e excesso de nutrientes no solo, o que pode ser prejudicial ao meio ambiente.

ENSAIO DE PROFICIÊNCIA

A finalidade do Ensaio de Proficiência é melhorar a qualidade das análises de solo oferecidas e padronizar as metodologias ligadas ao processo.

As análises realizadas em laboratórios certificados pelo IAC são confiáveis. São laboratórios preocupados em minimizar erros de medição e apresentar resultados consistentes, coerentes e com o máximo de precisão.

Leia Também

Últimas Notícias