terça, 16 de abril de 2024
Cidade

Laboratório de Fisioterapia Cardiovascular da UFSCar realiza estudo sobre o sistema nervoso

09 Nov 2012 - 17h10
0 - 0 -

Um estudo realizado no Laboratório de Fisioterapia Cardiovascular (NUPEF) do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar tem como objetivo avaliar o controle do sistema nervoso sobre as respostas do sistema cardiovascular, observando o efeito do envelhecimento sobre o funcionamento do coração.

A pesquisa é realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt), sendo conduzida pelos fisioterapeutas Natália M. Perseguini, Juliana C. Milan e Vinicius Minatel, sob orientação da professora doutora Aparecida Maria Catai.

http://media.saocarlosagora.com.br/uploads/fisioufscar2.jpgPodem participar homens e mulheres com idade entre 20 e 70 anos. Os voluntários não devem fazer uso de antidepressivos, não serem fumantes e não apresentarem hipertensão ou diabetes. Além disso, as mulheres não podem fazer uso de medicamento anticoncepcional ou de reposição hormonal.

A participação na pesquisa envolve a realização do eletrocardiograma de repouso e do teste ergométrico, ambos realizados por um médico cardiologista, e ainda exames laboratoriais (de sangue). Além disso, também será feito o teste cardiopulmonar para avaliação do consumo de oxigênio e da capacidade funcional e aeróbica, como mostrado nas fotos. 

É importante ressaltar que todos esses exames serão feitos gratuitamente.

Os interessados em participar do projeto de pesquisa podem entrar em contato com as pesquisadoras (Natália e Juliana) pelo telefone (16) 3351-8705 ou pelo e-mail avaliacaocardiovascular@gmail.com. Serão aceitas inscrições até dezembro de 2012.

Leia Também

Últimas Notícias