sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Jovens de São Carlos participam da etapa municipal da 2ª Conferência Nacional da Juventude

19 Set 2011 - 16h38

Na última sexta-feira (16) o prefeito Oswaldo Barba participou da abertura da etapa municipal da 2ª Conferência Nacional da Juventude realizada em São Carlos no Centro da Juventude "Elaine Viviani" no Monte Carlo.

Organizado pelo secretário de Infância e Juventude, Roberto Menezes e pela presidente do Conselho Municipal da Juventude, Carolina Martins, também estiveram presentes na abertura o vice-prefeito, Emerson Leal, os vereadores Lineu Navarro, Ronaldo Lopes e Dé Alvim, e outros representantes de diversas secretarias e autarquias da Prefeitura.

Com o objetivo de contribuir para a construção e o fortalecimento da política municipal, estadual e nacional da juventude, cerca de 300 jovens participaram de debates, realizaram trabalhos em grupos, discutiram e apresentaram propostas e participaram de atividades culturais.

Para dar início à Conferência, o prefeito Oswaldo Barba falou sobre a importância da participação dos jovens nas políticas públicas. "Temos o papel de escutar os jovens, pois eles são a mola propulsora que impulsionam nossa sociedade e aqui, hoje, essa discussão será de suma importância, pois os temas aqui discutidos serão levados a uma conferência nacional", declara Barba.

Além da discussão de políticas públicas, a conferência também teve o intuito de fortalecer a relação entre o governo e a sociedade civil, ampliando o diálogo sobre as temáticas juvenis, promovendo, qualificando e garantindo a participação da sociedade na formulação e no controle das políticas públicas de juventude.

Para Roberto Menezes, os jovens querem se divertir, mas também trabalhar. "Nossa juventude está numa fase que ainda têm a alegria da infância, mas já aprendendo a ser responsável como um adulto. As capacitações, cursos e oficinas que realizamos, além de capacitar o jovem, promovem um melhor convívio social entre eles", destaca.

Para a conferência foram disponibilizados três ônibus gratuitos que passaram em diversos pontos da cidade para levar os jovens à conferência. Na oportunidade, foram eleitos 30 delegados titulares e 10 delegados suplentes para a etapa regional de debates sobre políticas públicas para a juventude.

Para encerrar a Conferência, os jovens participaram de atrações culturais na Praça Coronel Salles com música, diversão e segurança.

Leia Também

Últimas Notícias