quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

José Pacheco, mestre português em educação da criança, é convidado do Senac São Carlos

Fundador da Escola Básica da Ponte, José Pacheco trabalha de forma diferenciada na aprendizagem

17 Jun 2013 - 15h48

O Senac São Carlos promove em 17 de junho a palestra Escola da Ponte formação e transformação da educação, ministrada pelo mestre português em educação da criança e pioneiro da instituição, José Pacheco. A ação será realizada no Sesc São Carlos. O educador José Pacheco é fundador da Escola Básica da Ponte, uma instituição que trabalha, na rede de ensino pública portuguesa, uma forma diferenciada de aprendizagem: não há séries, testes, turmas ou aulas.

Jurandir Santos, gerente do Senac São Carlos, explica que o evento é voltado para professores, diretores de escolas e profissionais da área de educação. "A palestra abordará o método que, respeitando as diferenças dos estudantes, desenvolve com os alunos estudos individuais, que, posteriormente, são compartilhados com os demais colegas", ressalta Santos.

Para o palestrante José Pacheco, o evento é uma oportunidade de multiplicar seus conhecimentos e contribuir para que as pessoas sejam mais sábias e felizes. "No meu passeio pelas escolas do Brasil, habituei-me a admirar o trabalho realizado pelo Senac. A instituição tem um impulso criativo, que se multiplica em exercícios de canseira e paixão, no mesmo intuito que o meu: de fazer dos seres humanos pessoas mais sábias e mais felizes", diz Pacheco.

Segundo Mauro Cesar Jensen, gerente do Sesc São Carlos, instituição que promove a educação não formal, baseada nos valores da cultura, dos esportes, do lazer e da saúde, o evento terá grande importância para o desenvolvimento humano e progresso social. "A parceria com o Senac São Carlos para a realização da palestra com o educador José Pacheco é uma iniciativa que promoverá na comunidade o debate sobre ideias que transformam, que buscam o desenvolvimento humano e o progresso social", diz.

Sobre José Pacheco

Especialista em música, leitura e escrita, é mestre em ciências da educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Coordena, desde 1976, a Escola da Ponte, da qual é idealizador, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes. É autor de livros e de diversos artigos sobre educação.

Serviço 

Palestra Escola da Ponte formação e transformação da educação
Data: 17 de junho de 2013
Horário: das 19h30 às 22 horas
Local: Sesc São Carlos
Endereço: Avenida Comendador Alfredo Maffei, nº 700 - Jardim Gibertoni
Telefone: (16) 3373-2300
Gratuito

Leia Também

Últimas Notícias