quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Jornalismo científico, divulgação científica e a relação entre cientistas e jornalistas é tema de palestra da UFSCar

07 Dez 2012 - 14h04

No dia 10 de dezembro, ocorre na UFSCar a palestra "Jornalismo Científico: nós cobrimos o Universo", ministrada pelo jornalista Reinaldo José Lopes, editor de Ciência e Saúde do jornal Folha de São Paulo e autor do livro "Além de Darwin". O palestrante também já colaborou com as principais revistas de divulgação científica do País, como Pesquisa Fapesp, Superinteressante, Scientific American Brasil, Ciência Hoje e Aventuras na História, dentre outras.

Graduandos e pesquisadores da UFSCar e de outras instituições, profissionais da área de Comunicação e demais interessados estão convidados a conhecer o jornalismo científico além da divulgação científica. A relação entre cientistas e jornalistas também será abordada. Para Reinaldo José Lopes, os pesquisadores precisam estar mais cientes que o trabalho deles está sujeito a passar pelo escrutínio público, precisa ser discutido com a sociedade, fora dos meios mais restritos como artigos em revistas científicas e conferências entre os pares. "As descobertas da ciência mudam a maneira como as pessoas pensam a si mesmas e ao mundo, e é importante que todos entendam essas transformações que causam impactos sobre a economia e a sociedade", afirma o jornalista.

A palestra, que é gratuita, tem início às 20 horas no Teatro Universitário Florestan Fernandes, localizado na área Norte do campus São Carlos da UFSCar. Não há necessidade de inscrição. Mais informações pelo telefone (16) 3351-8751.

Leia Também

Últimas Notícias