sexta, 19 de abril de 2024
Fiscalização

Ipem-SP valida radares em São Carlos e Corumbataí

29 Mai 2020 - 06h42Por Redação
Diariamente, o Ipem-SP verifica os radares de velocidade em todo o Estado de São Paulo - Crédito: DivulgaçãoDiariamente, o Ipem-SP verifica os radares de velocidade em todo o Estado de São Paulo - Crédito: Divulgação

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo defender o consumidor, realizou nesta quinta-feira, 28, a verificação do radar instalado na Rodovia Washington Luís (SP 310), km 235, em São Carlos, cidade situada a 231 km da capital.

Também foi feita a verificação no radar localizado na Rodovia Washington Luís (SP 310), km 194, em Corumbataí, cidade situada a 202 km da capital. Os dois radares foram pré-aprovados.

Diariamente, o Ipem-SP verifica os radares de velocidade em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro 544/2014, é obrigatória a aferição uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.

A aferição no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo radar.

Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.

Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.

Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP.

A ação foi realizada pela equipe de fiscalização do instituto em Presidente Prudente.

Leia Também

Últimas Notícias