quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

IPEM-SP fiscaliza produtos típicos de festas juninas

11 Jun 2016 - 07h20Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Com o intuito de identificar irregularidades em alimentos, bebidas, enfeites e fogos de pequena potência típicos do período de festas juninas, o IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) irá realizar, na próxima segunda-feira, 13 de junho, a operação "Pulando a Fogueira" na capital e interior.

O objetivo é verificar a fidelidade das indicações de quantidade, peso ou volume nas embalagens de produtos típicos, como paçoca, pé-de-moleque, vinho, pinga, milho para pipoca, amendoim, canjica, fubá, doce de abóbora, itens de decoração e até fogos de pequena potência (biriba, estalo, traque, fósforo de cor).

Todos os produtos serão analisados simultaneamente nos laboratórios do IPEM-SP em Bauru, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, além da capital.

As empresas autuadas pelo IPEM-SP têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. No caso de produtos pré-medidos, as multas podem chegar a R$ 30 mil, dobrando na reincidência.

Em 2015, a mesma operação fiscalizou na Capital, dez itens, sendo que quatro deles (40%) entregavam ao consumidor menos que o prometido. O município de Bauru teve 11 produtos verificados, 3 (28%) apresentaram erros. Em São Carlos, dos dez produtos avaliados, um (10%) apresentou erro. Em São José do Rio Preto, foram avaliados 11 produtos, sendo que sete deles (64%) estavam irregulares. Na cidade de Ribeirão Preto, dez produtos foram verificados, sendo cinco (50%) apresentaram erros.

ORIENTAÇÃO PARA O CONSUMO

O IPEM-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Acesse: http://goo.gl/jYpCEk ou www.ipem.sp.gov.br.

IPEM-SP

O IPEM-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com equipes de fiscalização formada por especialistas e técnicos, o instituto realiza fiscalizações, em todo o Estado de São Paulo, fiscalizações em balanças, bombas de combustíveis, taxímetros, radares, produtos têxteis, brinquedos, entre outros materiais.

O consumidor que tiver dúvidas, desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do instituto, pelo telefone 0800 013 0522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

Leia Também

Últimas Notícias