Menu
terça, 18 de junho de 2019
Operação especial

Ipem-SP fiscaliza produtos da Páscoa em São Carlos

15 Abr 2019 - 16h29Por Redação
Ipem-SP fiscaliza produtos da Páscoa em São Carlos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Para garantir que o consumidor não seja prejudicado durante às suas compras, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão do Governo do Estado que tem como finalidade proteger o consumidor, realiza nesta terça-feira, 16, a partir das 9h, exames em laboratório em produtos voltados à Páscoa.

Serão analisados no laboratório do instituto, itens como bombons, trufas, chocolates de formatos variados, colombas e ovos de chocolate, a fim de checar a fidelidade das indicações de peso/volume. Os produtos serão avaliados simultaneamente nos laboratórios do Ipem-SP da capital, em Bauru, Campinas, São Carlos e São José do Rio Preto.

Todos os produtos embalados - itens considerados pré-medidos (ou seja, pesados sem a presença do consumidor) devem, obrigatoriamente, informar o peso/volume do item. O consumidor pode utilizar as balanças disponibilizadas pelo supermercado – geralmente na área de hortifrúti – para realizar a conferência. O valor deve sempre ser maior que o conteúdo nominal descrito na embalagem, uma vez que o peso da embalagem deve ser descontado.

As empresas autuadas pelo Ipem-SP têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem variar entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão.

ORIENTAÇÃO PARA O CONSUMO

O Ipem-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Para o download do guia acesse http://goo.gl/Waw0P1.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias