quinta, 25 de abril de 2024
‘De Olho no Rolo’

Ipem-SP de São Carlos fiscaliza medidas de papel higiênico

08 Mai 2019 - 07h23Por Redação
Ipem-SP de São Carlos fiscaliza medidas de papel higiênico - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado que tem como finalidade proteger o consumidor, promove nos dias 8 e 9 de maio, a operação “De Olho no Rolo” para verificar se as medidas – largura e comprimento – de diversas marcas de papel higiênico de uso doméstico e da linha institucional são as mesmas indicadas pelo fabricante na embalagem.

Os produtos foram coletados pelos fiscais do Ipem-SP em diferentes pontos de venda no Estado de São Paulo. Os exames serão realizados simultaneamente nos laboratórios do instituto nos municípios da capital, Bauru, Campinas, São Carlos e São José do Rio Preto.

Além de confirmar se o comprimento e a largura estão de acordo com o descrito na embalagem, o Ipem-SP também irá avaliar se o produto encontra-se de acordo com a padronização obrigatória.

Os exames nos laboratórios podem ser acompanhados por representantes das empresas fiscalizadas, que são previamente convidados, assim como veículos de imprensa interessados.

As empresas autuadas pelo Ipem-SP têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Leia Também

Últimas Notícias